Emap renova certificação ISO de qualidade internacional do Itaqui

14-04-2011 09:26

 

Depois de dois dias de auditoria, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) foi recomendada para a recertificação ISO 9000:2008 pela Bureau Veritas Certification (BVQI), empresa líder mundial nesse tipo de serviço. O certificado indica que a Emap - autoridade portuária responsável pelo Porto do Itaqui - vem mantendo seus padrões de qualidade no atendimento aos clientes.

Até culminar na recomendação, uma minuciosa investigação foi realizada por dois auditores da BVQI em todos os processos da empresa, desde os administrativos até os operacionais, considerada a razão de ser da empresa portuária.

"Gostamos muito da área operacional. É muito organizada e as pessoas estão engajadas no trabalho", declarou o auditor Runilton Ribeiro da Silva. Ele e a auditora Diva Bonilha Olheiro, da BVQI, entregaram na tarde de terça-feira (12) à diretora de Administração e Finanças da Emap, Jaqueline Lobão, a declaração que recomenda a empresa para a recertificação. Participaram também da entrega diretores, técnicos da empresa, além da colaboradora responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade, Kelles Regina Martins Cavalcanti.

A diretora de Administração e Finanças da Emap, Jaqueline Lobão, agradeceu o empenho dos empregados da sede administrativa e da área primária envolvidos na auditoria. "É nossa intenção trabalhar na melhoria contínua dos processos da empresa", afirmou a diretora.

Para os próximos meses, ficou firmado que a Emap desenvolverá um plano de melhoria para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) com foco na satisfação de clientes, conceitos de prevenção e capacitação dos auditores internos.

"A vantagem de ter a certificação ISO 9000:2008 é a segurança e confiabilidade que a empresa ganha perante seus clientes", destacou a auditora da BVQI, Diva Bonilha Olheiro. Esta é a primeira recertificação da Emap, fechando o primeiro ciclo de avaliação do sistema de qualidade. A atual terá a duração de um ano.

Antecedente - Em julho de 2009, a Emap divulgou a recertificação ISO 9001:2000, conquistada em abril de 2008, em processo comandado pela BVQI. Na ocasião, o Itaqui era o segundo porto público do país a possuir esse tipo de atestado de qualidade dos seus serviços. A certificação atual, ISSO 9001:2008, foi conquistada no ano passado.

A BVQI é um Organismo Certificador de Produto (OCP) acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e com acordo de reconhecimento multilateral com diversos países da América Latina, Estados Unidos, Europa e China. (Fonte: O Estado do Maranhão, Ed. 17.775, Portos – pág. 12)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621