Emap reforma rampas de acesso da Ponta da Espera

18-02-2011 14:52

 

As rampas de acesso aos ferry-boats, no Terminal da Ponta da Espera, em São Luís, estão passando por melhorias de infra-estrutura. Os reparos estão sendo executados pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), por meio da Diretoria de Infra-estrutura (DIR) e da Coordenadoria de Manutenção (Coman), da Diretoria de Operações (DOP). O objetivo é aumentar a segurança no embarque e desembarque de passageiros e veículos no local.

"O acesso às balsas já estava deteriorado e, como a movimentação é muito intensa no Carnaval, a preocupação é com as pessoas que viajam e transitam diariamente em cima das rampas", explicou o técnico da Engenharia da Emap Oldair Pereira Maia.

Para não alterar a programação dos ferry-boats, que realizam uma média de 15 atracações e desatracações por dia, foi providenciada uma rampa alternativa para os passageiros. Enquanto isso, uma base de pedras foi colocada sobre as rampas antigas, que serão concretadas até o fim deste mês.

"Precisamos de uma condição de maré zero para a concretagem, o que só vai acontecer no dia 28 de fevereiro", ressaltou o gerente de Engenharia da Emap Carlos Eduardo Gomes.

Cujupe - Na terça-feira (16), o engenheiro da DIR, Ataliba Robles, e o técnico Oldair Pereira, responsáveis pelo acompanhamento dos serviços na Ponta da Espera, estiveram no Cujupe, do outro lado da Baía de São Marcos, onde está sendo feita uma recomposição do pavimento no pátio de estacionamento.

"A via e os trechos danificados do estacionamento serão consertados no Cujupe também para facilitar o acesso durante o período carnavalesco", afirmou o gerente da Emap.

As balsas foram opção de transporte para 1,272 milhão de passageiros no ano passado, segundo relatório da empresa portuária. "Esse foi o número de pessoas que fizeram a travessia entre os terminais da Ponta da Espera, em São Luís, e do Cujupe, em Alcântara", informou Pedro José Ribeiro Alves, da coordenação de Terminais Externos da Emap. A marca ultrapassou o fluxo de passageiros de 2009, que somou 1,062 milhão de pessoas.

Mais

Em 2010, 270 mil veículos embarcaram e desembarcaram nos terminais de Ponta da Espera e Cujupe e a soma das atracações e desatracações totalizou 6.466. Durante o período carnavalesco, por exemplo, o fluxo de passageiros foi de 71 mil pessoas no ano passado, contra as 52 mil do ano anterior. As maiores movimentações são registradas nos períodos de férias, festas religiosas e culturais.

 

(Fontes: O ESTADO DO MARANHÃO, Ed. 17.720, Portos – pág. 10)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621