Embarque de minério de ferro nos portos brasileiros bate recorde
BRASÍLIA - O minério de ferro respondeu por cerca de 38% do total de cargas movimentadas pelas instalações portuárias brasileiras em 2010. É o principal produto em termos de tonelagem. A movimentação total registrada foi de 311 milhões de toneladas, 16,1% maior do que em 2009.
Das cinco principais instalações portuárias que movimentaram minério de ferro em 2010, quatro são TUP: Tubarão (ES), Ponta da Madeira (MA), MBR (RJ) e Ponta de Ubu (ES). Completa a lista o Porto de Itaguaí (RJ). Juntas, as cinco unidades responderam por mais de 95% de todo o minério movimentado em 2010.
Assim como no total geral de cargas, o último ano apresentou-se como o de maior tonelagem movimentada da série histórica de minério de ferro, situando-se 11% acima do antigo recorde alcançado em 2008.
A movimentação recorde, segundo dados do Sistema de Desempenho Portuário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), é resultado da recuperação econômica de importantes parceiros comerciais como Japão e Alemanha.
O Brasil exportou mais de 85% do minério de ferro produzido em 2010. É o segundo maior produtor de minério de ferro do mundo, atrás apenas da Austrália, e o quarto em reservas, cerca de 29 bilhões de toneladas, de acordo com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).
As exportações alcançaram a cifra de 305,9 milhões de toneladas, crescimento de 15,4% frente a 2009, quando foram exportadas 265,1 milhões de toneladas.
Em 2010, os principais consumidores do minério de ferro brasileiro foram: China, Japão, Alemanha, Coreia do Sul e Argentina. Juntos, esses países consumiram mais de 70% de todo o minério exportado pelo Brasil, segundo dados do Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC).
A China é o principal consumidor do minério brasileiro, mas, em 2010, importou menos minério brasileiro do que em 2009.
Com relação ao tipo de instalação portuária responsável pela movimentação do minério, os terminais de uso privativo (TUP) foram os principais movimentadores da carga (85% da movimentação). Para o gerente de Desenvolvimento e Desempenho Portuário da Antaq, Bruno Pinheiro, essa predominância dos TUP é normal, "pois o minério de ferro é escoado em sua maior parte por instalações altamente especializadas, principalmente pelos terminais de empresas como a Vale", explicou.
Mais
O sistema portuário de São Luís (MA) movimentou 117.628.888 toneladas de cargas em 2010. Desse volume, a Vale foi responsável pelo embarque de 89.840.441 toneladas de minério de ferro, equivalente a 76,37% do resultado geral. (Fonte: O Estado do Maranhão)