Embarques mensais de minério de ferro do Brasil caem 50%

17-02-2012 08:12

Movimentação foi de 18,2 milhões de toneladas no mês de janeiro deste ano.

SÃO PAULO - As exportações de minério de ferro pelos portos do Brasil provaram um gosto amargo neste último mês de janeiro: caíram cerca de 50% em volume e alcançaram seu nível mensal mais baixo dos últimos três anos. A queda foi motivada pela diminuição da demanda da Ásia e por condições climáticas desfavoráveis para operações em alguns terminais.

Segundo dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o país exportou 18,2 milhões de toneladas de minério de ferro em janeiro, 20% a menos do que havia exportado em janeiro de 2010 e 47% menos do que a soma registrada em dezembro do ano passado.

De acordo com o site Guia Marítimo, especializado no setor portuário, janeiro é, tradicionalmente, um mês com números menores para o setor por causa da temporada de chuvas. Esse ano não foi diferente: a Vale, por exemplo, declarou force majeure em alguns contratos de minério de ferro em meados de janeiro.

O Guia Marítimo ressalta que, segundo analistas do setor, a queda da demanda na China é o fator que tem a maior culpa nos números ruins no setor de minério de ferro. Os dados brasileiros batem com as estatísticas publicadas pela Chinese Customs no começo deste mês, que dizem que as importações do país caíram 59,3 milhões de toneladas em janeiro, o que representa uma queda de 13,9% no ano a ano e de 7,5% em comparação a dezembro de 2011. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621