Embrapa inaugura centro que será referência em novas tecnologias e pesquisas

28-01-2011 15:27

 

Foi formalizada na tarde de ontem a construção da Unidade Cocais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em São Luís. O lançamento da pedra fundamental ocorreu na Área de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó, no Turu. Várias autoridades participaram da solenidade. Com o propósito de atender às demandas da região com foco na exploração sustentável da agropecuária nas regiões dos Cocais e das Planícies Inundáveis, o centro será referência na implantação de novas tecnologias e pesquisas.

A cerimônia contou com a presença do superintendente federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fernando Machado; do presidente da Embrapa, Pedro Arraes; do vice-governador Washington Luís OLiveira e do secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Cláudio Azevedo, que descerraram a placa. Também participaram do lançamento secretários estaduais, políticos, representantes de entidades ligadas ao setor agropecuário e instituições de ensino.

Para Pedro Arraes, através da Unidade Cocais a Embrapa formalizará cooperações técnicas e científicas permanentes com os órgãos ligados à agricultura no Maranhão. Ele também informa que o núcleo será o primeiro centro de pesquisa da Embrapa voltado diretamente para a agricultura de pequena produção. "É um núcleo que lidará com grandes, médios, mas também com pequenos produtores. Produziremos pequenas máquinas. Esse será o papel preponderante do centro para a Embrapa, já que a agricultura familiar é a predominante na Região dos Cocais", explica.

Negociação - Pedro Arraes também afirmou a existência de uma negociação para que o núcleo da Embrapa em Balsas, atualmente ligado ao núcleo da Embrapa no Paraná, seja anexado à Unidade Cocais. "O núcleo de Balsas lida com cultura de soja e milho, produzida por grandes agricultores. Queremos que a tecnologia de lá atue junto a São Luís", revelou.

O vice-governador Washington Luís destacou a missão da Embrapa na região das planícies. Segundo ele, o novo centro fará com que as tecnologias da agricultura sejam adaptadas à nossa realidade. "A expectativa é que nós tenhamos um crescimento bastante acelerado na agricultura de nosso estado", declarou.

Para o superintendente Fernando Machado, a construção do novo centro marca o início da tecnologia para a pequena agricultura do estado. "Esse momento é aguardado por quatro décadas. No centro, serão produzidas grandes tecnologias para todos os seguimentos da agropecuária", informou.

O chefe-geral da Unidade Cocais, Waldemício Sousa, disse que a Embrapa trabalhará para todo o estado. "A prioridade será para 38 municípios da região dos Cocais e da Baixada Maranhense, mas desenvolveremos tecnologia para outros ramos da agropecuária", informou.

Obra - A pedra fundamental marca o início das obras de construção do prédio, que deverá começar na próxima semana, com prazo de 18 meses para conclusão. O local foi projetado com base no conceito de multifuncionalidade, para permitir realizar, no mesmo espaço, atividades de desenvolvimento, inovação e produção de insumos e tecnologias para aplicabilidade nos programas de agricultura existentes no Maranhão. O centro de pesquisa terá 10 blocos, com local para pesquisa, laboratório e máquinas, laboratório multi-uso, administração e negócios, bloco da chefia, auditório, biblioteca, serviço e espaço para conexão e expansão. O projeto arquitetônico ocupará apenas quatro dos 87 hectares disponibilizados para as instalações. O objetivo é manter a Área de Proteção Ambiental do Itapiracó.

Mais

A Embrapa coordena 25 projetos ligados à agricultura e pecuária no Maranhão. Os principais estão ligados ao melhoramento genético e do sistema de produção do babaçu, transferência de tecnologia, Zoneamento Agro-Ecológico e Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta.

 

(Fontes: O ESTADO DO MARANHÃO, Ed. 17.699, Geral – pág. 05)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621