Embrapa indica novas cultivares de soja para a próxima safra maranhense

02-09-2011 15:33

O expressivo desempenho na produtividade da cultura da soja no Maranhão, que na safra 2010/2011 saltou de 2.650 kg/ha para 3.087 kg/ha, além do zoneamento agrícola de risco climático para safra aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), levou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) a indicar para a próxima safra (2011/2012) novas cultivares de soja convencional.

Foram indicadas para o Maranhão e demais áreas do Corredor de Exportação Norte, as cultivares BRS Sambaíba, BRS Tracajá, BRS Candeia, BRS Carnaúba e BRS 326 e as transgênicas BRS 278 RR, BRS 279 RR e BRS 325 RR.

Essas cultivares foram desenvolvidas pela Embrapa Soja e Embrapa Meio-Norte em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), que tem grande atuação na região sul do Maranhão, onde está concentrada a maior parte da produção de soja no estado.

Na safra passada, o Maranhão expandiu a área plantada de 502 para 518 mil hectares (3,2%), e a produção de 1,330 milhão de toneladas para 1,599 milhão de toneladas. O estado apresentou o segundo maior crescimento em produtividade, perdendo apenas para o Piauí (17,9%).

A produção nacional de soja para a safra 2010/2011, estimada em 75,31 milhões de toneladas, mantém o ritmo de crescimento das últimas safras. Este volume é 9,6% ou 6,62 milhões de toneladas superior à produção obtida na safra 2009/10, quando foram colhidas 68,69 milhões de toneladas.

De acordo informações da Embrapa, a área estimada de soja em todo Brasil para esse mesmo período saltou de 23.468 mil hectares para 24.173 (crescimento de 3%) e a produtividade de 2.927 para 3.115 kg/ha, variação de 6,4%.

Cultivares de soja

CONVENCIONAIS

BRS Sambaíba – Ciclo precoce para Roraima; médio para o Maranhão, Piauí, norte do Tocantins e Pará; e tardio para a Bahia, Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso. Apresenta grupo de maturidade relativa 9.3, crescimento determinado, resistente, excelente adaptação a vários ambientes por ter período juvenil bem definido e alto potencial produtivo.

BRS Tracajá - Ciclo médio, indicada para Maranhão, Piauí, Pará, Roraima e norte do Tocantins, crescimento determinado, boa resistência. Também possui ampla adaptação e estabilidade de produção, alta qualidade fisiológica de sementes e alto potencial de rendimento.

BRS Candeia – Ciclo médio para Maranhão, Piauí e Pará e tardio para o norte do Tocantins, crescimento determinado, apresenta resistência ao nematóide de galhas Meloidogyne incógnita e moderada resistência ao Meloidogyne javanica, alto potencial de rendimento.

BRS Carnaúba – Ciclo tardio, indicada para Maranhão, Piauí, Pará, Roraima e Tocantins, crescimento determinado, indicada para semeadura no início da época preferencial e sensível as doenças de final de ciclo. É caracterizada pelo alto potencial de rendimento.

BRS 326 - Ciclo precoce, indicada para o cultivo no Maranhão, sudoeste do Piauí e norte do Tocantins, crescimento determinado, precocidade aliada a elevado potencial produtivo e a estabilidade na altura de plantas possibilita o plantio em áreas de baixas altitudes.

TRANSGÊNICOS (RR)

BRS 278 RR – Ciclo médio, indicada para o cultivo no sul do Maranhão, sudoeste do Piauí e norte do Tocantins, crescimento determinado. Essa cultivar apresenta período juvenil longo, elevado potencial produtivo, boa resistência às principais doenças. A estabilidade na altura de plantas permite a utilização em áreas de baixas altitudes.

BRS 279 RR – Ciclo precoce, indicada para o cultivo no sul do Maranhão, sudoeste do Piauí e norte do Tocantins, crescimento determinado, apresenta período juvenil longo, podendo ser semeada a partir de novembro em solos de média e alta fertilidade, boa resistência.

BRS 325 RR – Ciclo médio, indicada para cultivo no sul do Maranhão, sudoeste do Piauí e norte do Tocantins, crescimento determinado, boa resistência às principais doenças. Tem elevado potencial produtivo e não é recomendada para regiões de baixas altitudes. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621