Empresário industrial está mais confiante do que no ano passado

26-06-2012 08:07

Icei-MA marcou 67 pontos, mostrando que o industrial maranhense está mais otimista do que no resto do Brasil e do Nordeste.

O industrial maranhense está mais confiante do que no ano passado, foi o que revelou o Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão (Icei-MA), que ficou em 67 pontos este mês. O dado foi revelado pela pesquisa divulgada ontem pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

Segundo a pesquisa, o Icei-MA é 2,6 pontos maior do que em igual período de 2011, e o resultado é melhor do que o registrado no Brasil, que marcou 56, 1 pontos, e no Nordeste, de 61,5 pontos, em pesquisa da Confederação Nacional da Indústria.

O Icei-MA deste mês é um dos melhores resultados já registrado desde que a pesquisa começou a ser feita em janeiro de 2010, apesar de apontar ligeira queda em relação a maio, quando chegou aos 67,3 pontos, o pico do índice para o Maranhão. Mesmo com a pequena retração, o indicador mostrou que o industrial maranhense está otimista.

Segmentos - Os melhores resultados vieram da indústria de extração e da transformação, onde os empresários permanecem avaliando bem o ambiente em que atuam as empresas. Destaque para a melhoria das condições das empresas do setor em relação aos seis últimos meses, ao atingir os 64,4 pontos.

No segmento da construção civil, o Icei-MA marcou 55,3 pontos, ficando abaixo da média de 58,4. No entanto, sinalizam aumento do otimismo em relação ao mês anterior, quando este indicador marcou 55 pontos.

Mais

A metodologia aplicada pela Fiema no Icei-MA reúne as industriais maranhenses em dois segmentos - indústria de extração e da transformação e indústria da construção civil - para efeito de análise. Os resultados são medidos em uma escala que vai de 0 a 100, com os resultados inferiores a 50 indicando pessimismo e superiores a 50 apontando otimismo. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621