Empresário maranhense está mais cauteloso em julho, diz estudo da Fiema

25-07-2012 08:10

O Índice de Confiança do Empresário Industrial Maranhense (Icei-MA), divulgado ontem pela Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), mostrou que o empresário industrial está mais cauteloso em julho. No estado, assim como no Nordeste e no Brasil, a piora nas condições da economia do país influenciou negativamente a confiança do segmento industrial, o que refletiu no recuo dos índices medidos no mês.

No estado, os 61,7 pontos computados pelo Icei-MA em junho declinaram 6,3 pontos neste mês e foi o menor índice gerado em 2012. No Brasil (Icei-BR), o índice de 53,3 pontos recuou 2,8 pontos, refletindo também o menor desde abril de 2009. Seguindo o mesmo fluxo, no Nordeste o recuo foi de 2,9 pontos ante a junho, cujo índice foi de 57,7.

Segundo a pesquisa da Fiema, elaborada com base no índice gerado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apesar da queda, os índices ainda revelam otimismo por permanecerem acima da linha dos 50 pontos, mas não tão disseminado pela classe empresarial como no mês anterior.

A pesquisa também revelou que as condições desfavoráveis da economia não interferiram nas melhorias que vêm sendo registradas desde maio na situação geral do estado e das empresas. Por outro lado, as dúvidas quanto ao comportamento futuro da economia brasileira influenciaram na diminuição da confiança, quanto à melhoria desta condicionante, para os próximos seis meses.

O índice de 60,8 pontos registrado em julho foi menor 9,2 pontos frente a junho, mas continua denotando confiança por estar acima dos 50 pontos. Já o sentimento de que as condições da economia brasileira pioraram (47,3 pontos) manteve-se em julho, conforme aconteceu em junho, especialmente e exclusivamente por parte dos empresários da construção civil, que também apontaram piora nas condições gerais do estado (49,1 pontos).

Por sua vez, no segmento de extração e transformação, há três meses é observada a condução das atividades de maneira satisfatória. É o que mostram os índices, que permanecem acima dos 50 pontos e indicam condições melhores em um mês ante o anterior, a exemplo dos 53,6 pontos registrados em julho.

Mais

O Índice de Confiança do Empresário Industrial Maranhense (Icei/MA) é elaborado mensalmente pela Fiema, por meio da Coordenação de Estudos e Pesquisas do IEL-MA, utilizando-se dos resultados da Sondagem Industrial da CNI aplicada no Maranhão e em 26 estados da Federação. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621