Empresários do comércio pedem melhorias à Infraero

16-04-2011 09:05

 

A noite de quinta-feira foi marcada por um acalorado debate entre os empresários do setor do comércio de bens, serviços e turismo do Maranhão com autoridades e representantes da Infraero e Secretaria Municipal de Turismo. O Ciclo de Debates, promovido pela Federação do Comércio, trouxe para a mesa de discussão os problemas de infra-estrutura do aeroporto de São Luís, assim como do restante da cidade no que se refere à receptividade de visitantes.

Entre as principais reivindicações da classe empresarial apresentadas durante o debate encontram-se a climatização do atual salão de desembarque, criação de estacionamento para veículos de turismo em área coberta, lógica e adequada, ampliação do posto de informações turísticas e instalação de guichês para pagamento do estacionamento na parte interna do aeroporto, evitando o desconforto das filas na saída dos carros.

O próximo passo será a elaboração de um documento contendo as sugestões da classe empresarial para o setor. O documento deverá ser entregue até o fim deste mês por uma comitiva de presidentes de entidades empresariais à Infraero e Secretaria Municipal de Turismo.

O assessor da Superintendência Regional da Infraero – Região Norte, Manoel Maria Mendes de Campos, e a técnica da Coordenação de Planejamento da Secretaria Municipal de Turismo, Aline Vasconcelos, apresentaram os projetos e investimentos dos seus respectivos órgãos para a melhoria do setor turístico do estado.

“O nosso encontro teve um único objetivo: o desenvolvimento do Maranhão. O estado tem um potencial grandioso e, com o crescimento do turismo, todos os demais setores da economia tenderão a crescer junto, pois o turismo tem reflexos no comércio, no setor de serviços e assim por diante”, destaca o presidente da Fecomércio, José Arteiro da Silva.

Aeroporto - Durante a apresentação, o assessor da Infraero, Manoel Campos, explicou sobre a decisão de interdição do terminal de passageiros do aeroporto de São Luís, sobre a operação provisória de embarque e desembarque, além do planejamento para reativação do terminal, destacando os projetos para melhorias da infra-estrutura do Aeroporto Marechal Cunha Machado.

Questionado pelo empresariado sobre as condições futuras do terminal, o assessor comprometeu-se em receber às reivindicações da classe e buscar viabilizar as sugestões dos empresários.

De acordo com o planejamento apresentado por Manoel Campos estão previstos para a reativação do terminal a construção das salas de embarque e desembarque internacional, a climatização do aeroporto, a ampliação do estacionamento público e a construção de um terraço panorâmico com restaurante.

“Um evento como este é muito importante, pois, com a pressão do trade turístico sobre as autoridades, os resultados tendem a chegar mais rapidamente. Com o debate, basicamente o que queremos são mais informações, os empresários precisam estar cientes do que os gestores estão fazendo para melhorar o nosso turismo”, ressaltou o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Maranhão, Paulo Humberto Coelho.

A representante da Secretaria Municipal de Turismo, Aline Vasconcelos, falou sobre vários projetos que deverão ser implantados em São Luís, como o Oceanário, o Turismo Náutico, Orla de Todos e Juçarais do Maracanã, entre outros. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621