Empresários italianos em São Luís

05-05-2011 10:25

 

Trinta empresários italianos estão em São Luís para estreitar relações com empreendedores maranhenses e aumentar o intercâmbio comercial entre eles. O grupo, liderado por Bruno Fiorentini, tem interesse em firmar parcerias em setores como construção civil, agroindústria, turismo e energia, conforme explica o delegado regional da Câmara de Comércio Ítalo Brasileira, Gianluca de Maria Bella.

Gianluca comentou que o momento é muito oportuno para este intercâmbio, porque a modernização por que passa o estado, com o recebimento de muitos empreendimentos de projeção internacional.

De acordo com Gianluca Bella, o comércio entre Maranhão e a Itália tende a se acentuar mais ainda, a partir do encontro que está marcado para amanhã pela manhã, na Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), a partir das 9h.

Ele diz que há muita manifestação de interesse, em seu país, por produtos como artesanato, frutas e flores. O turismo, tem contribuído para o fortalecimentos deste intercâmbio, já que muitos italianos visitam o Nordeste, e São Luís tem estado freqüentemente nesta rota.

Quanto às contribuições dos seus compatriotas, Gianluca que o chefe da missão já antecipou que no segmento da agroindústria, a produção de vinho pode se fortalecer, devendo os maiores detalhes serem apresentados na Fiema, onde estará presente, inclusive, o embaixador Gherard de La Francesca, que hoje Será recepcionado pelo prefeito João Castelo com um jantar no Hotel Luzeiros, e amanhã visitará ao meio-dia a governadora Roseana Sarney.

Exportação

Os italianos vêem com muita simpatia a criação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no Maranhão, já que muitas indústrias poderiam se instalar no estado. “Este com certeza será um dos temas das conversas do nosso embaixador com a governadora e o prefeito”, acentuou.

Na última segunda-feira, o cônsul da Itália para as regiões Norte e Nordeste, Francisco Piccioni, esteve em São Luís para tratar da recepção do embaixador. Otimista com a visita, Piccioni declarou que o Maranhão está no roteiro do Ano da Itália no Brasil, a ser comemorado de outubro deste ano a junho de 2012, em comemoração ao 150º aniversário da Itália, como nação unificada.

Piccioni lembrou que a partir de julho, com a efetivação de um vôo regular para Milão, a aproximação comercial do Maranhão com o seu país tende a ser bem maior.               (Fonte: O Imparcial)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621