Empresários se reunirão para comemorar os 43 anos da Fiema

20-11-2011 11:03

Programação do aniversário terá inauguração de uma biblioteca, de um laboratório de energia solar, assinatura de convênios e homenagem a José Sarney.

Amanhã empresários de todo o Maranhão se reunirão na festa de comemoração dos 43 anos da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). Este ano, a entidade irá homenagear com o Grande Colar da Ordem do Mérito Industrial o presidente do Senado, José Sarney, pelos anos de trabalho a favor do desenvolvimento do setor produtivo do estado. Na programação do evento tem ainda a inauguração de uma biblioteca, de um laboratório de energia solar e assinatura de convênios com o governo estadual e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A diretoria da Fiema há um mês aprovou a homenagem ao senador José Sarney. Os empresários foram à casa do senador para informar da decisão da federação. "Fomos fazer o convite ainda informal ao senador na casa dele mesmo aqui em São Luís. Semana passada, fomos a Brasília entregar o convite oficial", afirmou Edílson Baldez, presidente da Fiema.

A homenagem ao presidente do Senado, segundo Baldez, é resultado do trabalho de desenvolvimento do Maranhão que foi iniciado na época em que foi governador do estado.

"Essa homenagem marca o que o senador representou e ainda representa para o Maranhão. É também pelo projeto de desenvolvimento do nosso estado que começou com ele na época em que foi governador. Foi intensificado posteriormente quando presidente da República além de ainda contribuir - mesmo que de forma indireta - agora como presidente do Senado", declarou o presidente da federação.

Além da homenagem ao senador Sarney, a Fiema também divulgará os três vencedores do primeiro Prêmio Sindical Patronal da Indústria e ainda prestará homenagem aos colaboradores da Fiema, Sesi, Senai e IEL.

Inaugurações - Também fazem parte da programação das comemorações pelas mais de quatro décadas da Fiema, a inauguração da Unidade Sesi Indústria do Conhecimento que terá uma biblioteca com sala para DVD além de acesso à internet. O local é destinado para trabalhadores, suas famílias e a comunidade que mora no Tibiri. "Essa será uma oportunidade de ampliar o acesso à informação", disse Baldez.

Também será inaugurado um laboratório para pesquisa da produção de energia solar. No local, que será chamada de Casa Solar, será assinado um convênio com a Secretaria Estadual de Minas e Energia e com a UFMA para desenvolver pesquisas e projetos que possam contribuir com o avanço na utilização da energia alternativa pelas indústrias maranhenses.

Desenvolvimento - Após os anúncios de instalação de empreendimentos no Maranhão, a Fiema estabeleceu parcerias com as empresas e com o Governo do Estado para qualificar mais de 400 mil pessoas para o mercado de trabalho.

De acordo com o presidente da Fiema, a intenção é abrir espaço para os maranhenses ocuparem as mais de 200 mil vagas de trabalho que já começaram a ser disponibilizadas na instalação de grandes empresas. "A postura da Fiema e de todas as casas do Sistema Indústria é cada vez mais proativa. Mais de R$ 100 bilhões em investimentos foram anunciados para o Maranhão e não passaremos à margem desse desenvolvimento", disse.

Além de contribuir com a qualificação da mão de obra, a intenção dos empresários maranhenses é ampliar o Parque Industrial no estado.

Fiema apresenta balanço do biênio 2009/2010

Para o presidente da Fiema, Edílson Baldez das Neves, a entidade tem muito o que comemorar e vai continuar a defender os interesses da indústria e a contribuir com a oferta de produtos e serviços ao setor produtivo. "A postura da Fiema e de todas as Casas do Sistema Indústria é cada vez mais proativa. Mais de R$ 100 bilhões em investimentos foram anunciados para o Maranhão e não passaremos à margem desse desenvolvimento", frisou o presidente.

Baldez deu enfoque às atividades desenvolvidas pelo Sesi, Senai e IEL no Maranhão, que trazem excelência em formação profissional, inovação tecnológica, responsabilidade social, capacitação empresarial e inserção internacional. O Sistema Fiema conta com uma rede de escolas, laboratórios e centros tecnológicos espalhados pelo Maranhão.

A programação dos 43 anos foi planejada para ter início às 15 h, na Unidade do Senai Tibiri - Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) localizada na BR-135, Km 5. No local, convidados do presidente do Sistema Fiema, empresários, diretores, conselheiros, e superintendentes do Sesi, Senai e IEL, participarão da inauguração da Unidade Sesi Indústria do Conhecimento e da entrega da Casa Solar.

As Unidades Sesi Indústria do Conhecimento são centros multimeios de estímulo a práticas de leitura e pesquisa. Dispõem de biblioteca, DVDteca, CDteca, gibiteca e Internet, onde os trabalhadores da indústria, seus dependentes e a comunidade que mora no entorno da Unidade do Senai Tibiri, terão a oportunidade de ampliar seu acesso à informação e à apropriação do conhecimento.

Ainda na unidade será assinado convênio entre a Federação, Senai e a Secretaria de Estado de Minas e Energia para utilização da Casa Solar, um espaço autossustentável, abastecido com a energia gerada pela luz do sol. Pelo convênio, a Casa poderá ser visitada por alunos da rede pública estadual, de cursos técnicos e universidades. A unidade poderá ser utilizada ainda como laboratório para o desenvolvimento de pesquisas e projetos de soluções energéticas renováveis às indústrias maranhenses.

Solenidade - À noite, a programação reunirá industriais, empresários, presidentes dos sindicatos patronais, entidades de classe, políticos, membros da diretoria da Fiema, conselheiros, demais autoridades e convidados, a partir das 19h, no auditório Alberto Abdalla, na sede da Fiema. Para a solenidade estão previstas várias assinaturas de parcerias com empresas industriais, o que demonstra a credibilidade da empresa maranhense e da sociedade para o Sistema Fiema.

Entre os convênios a serem assinados no aniversário da Fiema estão o protocolo de intenções entre MPX e Petrobras para capacitação; assinatura entre Fiema/Senai e Vale para a ampliação da Unidade Senai Itaqui Bacanga (Cepib) e a assinatura de termo de adesão de executivos da primeira turma da capacitação HSM Educação e IEL. Além das parcerias, será realizada, no evento, a divulgação dos vencedores do primeiro Prêmio Sindical Patronal da Indústria e a homenagem aos colaboradores da Fiema, Sesi, Senai e IEL, culminando na homenagem especial ao presidente do Senado, José Sarney.

Mais

Ainda par marcar os 43 anos da Fiema, Edílson Baldez anunciou a ampliação do Sesi do Araçagi além da criação de um Senai no município de Bacabeira e outro em São Luís na área Itaqui-Bacanga. Esses novos polos serão centros de excelência voltados a qualificação da mão de obra principalmente para os postos de trabalho da refinaria Premium, em Bacabeira. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621