Empresários italianos manifestam interesse em investir no Maranhão

07-07-2012 08:28

Comitiva do país esteve reunida ontem com a governadora Roseana Sarney e se dispôs a firmar parceria para investir e desenvolver projetos.

As potencialidades econômicas do Maranhão chamaram a atenção de um grupo de empresários italianos, que, ontem, em reunião com a governadora Roseana Sarney, informou o interesse em investir no estado, especialmente na área de infraestrutura. A comitiva era coordenada pelo cônsul da Itália no Maranhão, Gianluca Maria Bella.

Segundo explicou Gianluca Maria Bella, os empresários italianos pretendem desenvolver projetos nas áreas de tratamento de água e de lixo, energia eólica e em obras aeroportuárias. Ele disse que os investidores pretendem não somente desenvolver projetos, mas instalar-se no estado. "Eles querem instalar um vínculo duradouro no estado", afirmou.

A reunião de ontem é a continuação de encontros realizados meses atrás com a governadora e o vice-governador,

Washington Oliveira, segundo informou o cônsul. "Nós estamos dando aqui continuidade a esta vontade de parcerias. A Itália tem intenção de desenvolver projetos de parceria em grandes áreas de obras públicas, de alta tecnologia", informou.

Ao receber a comitiva italiana, a governadora Roseana Sarney disse que o Executivo está à disposição dos empresários e que investir no Maranhão é um bom negócio, pois hoje concentra uma carteira de mais de R$ 100 bilhões em investimentos públicos e privados. O estado, além disso, tem um conjunto de condições naturais, como localização geográfica privilegiada, vasta extensão de terras, água em abundância, infraestrutura de portos, ferrovias, estradas, energia e outras.

Antes do encontro com a governadora, a comitiva italiana reuniu-se com os secretários de Estado, Maurício Macedo (Indústria e Comércio) e Jurandir Filho (Turismo), além do subsecretário de Minas e Energia, Francisco Soares. Também esteve presente o vice-governador.

O secretário Maurício Macedo fez uma breve explanação dos investimentos em andamento hoje no estado e as oportunidades nas áreas de energia, mineração, transporte, agronegócio, biocombustível, papel e celulose, aciaria, entre outros segmentos.

Maurício Macedo observou que o Maranhão tem necessidades importantes de infraestrutura pública, construção civil, meio ambiente e outras áreas, que podem ser viabilizadas por meio de parcerias público-privadas. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621