Enchimento de lago vai mudar paisagem dos 12 municípios atingidos

01-12-2010 11:27

Consórcio indenizou milhares de famílias que moravam na área que será inundada

Para o início do enchimento do lago da Usina Hidrelétrica de Estreito, foi necessária a realização de 3,5 mil indenizações nos 12 municípios que serão diretamente impactados pela inundação de áreas que antes eram consideradas habitadas.

Pelas informações do Consórcio Estreito Energia, 98% dos processos de indenização foram solucionados de forma amigável e em 2% deles houve intervenção judicial. Ainda pelos dados do Ceste, incluindo indenizações e programas socioambientais, foram investidos aproximadamente R$ 550 milhões na região.

Além disso, também foram necessárias obras de infra-estrutura na região como a reconstrução de pontes, estradas vicinais, entre outras. Ao todo, houve intervenção em 240 locais. Um exemplo de obra importante necessária  para o início do enchimento do lago foi a reconstrução da ponte sobre o Rio Farinha, na BR-010, entre as cidades de Carolina e Estreito. Por lá, foi construída uma ponte de 200 metros de extensão e 15 metros de altura por 13 metros de largura, sobre 16 pilares de sustentação.

Em sua estrutura foram utilizados 4 mil metros cúbicos de concreto e 400 toneladas de aço. Cerca de 100 homens trabalharam em dois turnos para a conclusão das obras.

Desaparecimento - Em Carolina, diante do enchimento do lago, irão desaparecer nos próximos meses pontos como a Praia do Verão, que aparece somente quando o Tocantins está com um nível baixo; as ilhas São José e dos Botes, que ficam no meio do rio, distante aproximadamente 15 km da sede do município; e a cachoeira do Sumidouro ou do Porão, localizada a 45 km da sede da cidade. No entanto, as principais cachoeiras do município não serão atingidas.

A de Pedra Caída, por exemplo, ficará a 3,8 km do curso do Rio Tocantins, mesmo com a elevação do nível. Em algumas regiões do Tocantins, como na cidade de Babaçulândia, alguns bairros ficarão submersos, e as casas já foram abandonadas pelos moradores indenizados. Conforme o Ceste, 2.350 visitas individuais e 53 reuniões coletivas preparatórias foram realizadas para esse momento do enchimento do lago. (O Estado do Maranhão; Primeiro Caderno; Especial - pág. 07)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621