Encontro discute desenvolvimento sustentável no MA

01-09-2011 09:40

O Encontro da Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (iLPF), uma alternativa para o desenvolvimento sustentável da região dos Cocais Maranhense, reuniu, em Peritoró, mais de 200 produtores rurais e autoridades ligadas ao setor agropecuário, que se deslocaram até a fazenda Agropecuária Gaspar para conhecer o projeto de Transferência de Tecnologia para iLPF.

O evento foi realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), em parceria com a Embrapa e a fazenda Agropecuária Gaspar. Esse é o primeiro encontro no polo pecuário na Região dos Cocais, já que na área de grãos essa tecnologia já está consolidada. “Estamos satisfeitos e interessados em aplicar essa tecnologia em nossas propriedades”, afirmou o pecuarista Carlos Gaspar

De acordo com o presidente da Faema, José Hilton Coelho de Sousa, a integração lavoura, pecuária e floresta é um ponto de excelência escolhido pela entidade representativa dos produtores rurais maranhenses para ser trabalhado em 2011.

A iLPF é uma tecnologia que permite a produção de grãos, carne, leite, fibras e madeira em uma mesma área. “O nosso objetivo é disseminar o sistema, expandindo-o também na pecuária para recuperar pastagens degradadas ou em degradação e agregando, na mesma propriedade, diferentes sistemas produtivos, além de promover a agricultura de baixo carbono dentro das perspectivas do aquecimento global”, disse o presidente José Hilton.

A iniciativa contou com o apoio do Senar/MA, Sagrima, Sedagro, BNB, Sindicato dos produtores rurais de Peritoró, Inagro, Ministério da Agricultura, Associações dos Criadores do Maranhão e dos Produtores de Leite Portal dos Cocais. A programação elaborada pelo Sindicato Rural constou de visitas técnicas e palestras sobre temas diversos, além de uma exposição de equipamentos agrícolas utilizados no projeto.

Segundo os técnicos da Embrapa e da Faema, as vantagens da iLPF em âmbito nacional são comprovadas pela viabilidade técnica, econômica, social e, principalmente, ambiental, da aplicação dessa tecnologia nos biomas - Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica ou Pampas – e pelas possibilidades de combinações entre agricultura, pecuária e floresta, sejam elas integrações agropastoris (lavoura e pecuária), silvia-agrícola (floresta e lavoura), silvipastoris (pecuária e floresta), ou agrossilvipastoris ( lavoura, pecuária e floresta). Esses fatores conferem grande versatilidade ao sistema, possibilitando que componentes culturais, econômicos e ambientais sejam considerados para a sua perfeita adequação à realidade da região.

Participaram do encontro os superintendentes do Senar/MA, Luís Figueiredo; do Núcleo de Estadual de Programas Especiais (Nepe), César Viana, os presidentes da Faema, José Hilton de Sousa, e da Associação dos Produtores de Leite Portal do Cocais, Raimundo Vale, entre outros. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621