Encontro Indústria de Talentos começa hoje

07-08-2012 08:55

O Sistema Fiema, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), abrirá hoje o Encontro Indústria de Talentos, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Cohafuma. A ação começará às 8h, com a 1ª Feira de Profissões para a Indústria, na qual indústrias mostrarão suas demandas atuais e futuras por profissionais, e diversos centros de ensino profissional e superior divulgarão sua oferta de cursos. À noite, a partir das 19h, o evento será aberto oficialmente com a palestra do professor Sérgio Nogueira, consultor da TV Globo e do programa Soletrando. Ele ministrará a palestra com o tem A Língua Portuguesa e a Vida Profissional.

O evento tem como proposta estimular a qualificação de mão de obra local, segundo as necessidades das indústrias maranhenses, além de reforçar a importância da participação ativa do setor produtivo no ambiente acadêmico, indicando os novos perfis e competências necessárias para a formação de profissionais voltados para o mercado.

"Com esta iniciativa, queremos contribuir para diminuir o déficit de mão de obra qualificada que há hoje no estado. Temos certeza de que com este projeto estamos contribuindo para o fortalecimento da indústria, ao promover a educação profissional focada nas necessidades atuais e futuras do mercado", afirmou o superintendente do IEL, Marco Antonio Moura.

Eventos - Como parte do evento, haverá amanhã o 6º Encontro Maranhense de Estágio, ciclo de palestras para incentivar estudantes a buscar oportunidades de estágio na indústria. Serão realizadas palestras do humorista Murilo Gun, da professora universitária Valeska Trinta, do radialista Jeizael Marx e do consultor Walter Nunes. Ainda está programada a apresentação do caso de sucesso da Cemar.

Na 1ª Feira de Profissões para Indústria, cinco empresas industriais maranhenses - Alumar, Petrobras, MPX, Vale e Renosa - já confirmaram presença e terão estandes no evento, onde apresentarão suas previsões de demandas por profissionais, ofertas de estágio futuras e seus programas de contratação de pessoal e de estagiários.

Também haverá estandes de cinco instituições de ensino técnico e superior (Senai, Uniceuma, UFMA, IFMA e Senac); governo estadual; do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF); da Cruz Vermelha e da Caixa Econômica.

As indústrias que aderiram ao projeto, as universidades e o governo estadual farão palestras nos auditórios menores do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. A proposta é de que cada entidade mostre oportunidades de trabalho e qualificação para os estudantes que participarem do evento.

Inscrições - O Encontro Indústria de Talentos é aberto ao público, bem como a 1ª Feira de Profissões da Indústria. Porém, quem optar por participar das palestras do 6º Encontro Maranhense de Estágio precisa fazer sua inscrição e levar 2 kg de alimentos não perecíveis. Até ontem, cerca de 1.600 estudantes haviam confirmado sua inscrição e mais de 3 toneladas de alimentos já haviam sido arrecadados.

Os visitantes da feira terão oportunidade de participar de palestra sobre o programa Maranhão Profissional, que será realizada às 9h no salão Cacuriá. Na mesma sala, às 10h, haverá palestra Formação de Recursos Humanos, ministrada pela assessora de Planejamento e Ações Estratégicas da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema), Márcia Maciel.

Mais

Durante o evento, haverá o 6º Encontro Maranhense de Estágio, um ciclo de palestras para incentivar estudantes a buscar oportunidades de estágio na indústria

Número

4 mil É o total de estudantes que deverão participar do Encontro Indústria de Talentos

(Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621