Energia e laços reforçados

30-11-2010 11:05

Nada poderia ser politicamente mais honroso e positivo para o Maranhão do que receber a visita do presidente Luiz Início Lula da Silva exatamente um mês antes de o chefe da Nação encerrar o seu segundo mandato consecutivo para entrar para a história como o mais importante líder brasileiro dos últimos tempos. Mesmo que sua visita se limite ao canteiro de obras da Hidrelétrica de Estreito, a agenda guarda um forte simbolismo, à medida que sua passagem pelo estado privilegia uma obra que representa fortemente o ânimo do Brasil atual, que é o da luta pelo desenvolvimento.

A visita do presidente Lula a Estreito será prestigiada pela governadora Roseana Sarney, que melhor do que ninguém sabe da importância dele para o Maranhão. Durante seu governo, o presidente Lula dedicou atenção redobrada ao nosso estado, a começar pelos programas mais diretamente destinados a mudar a vida dos mais necessitados. É no Maranhão que está proporcionalmente o maior número de beneficiários do Bolsa-Família.

Desde que assumiu o governo, em abril do ano passado, Roseana Sarney construiu uma série de ligações com o Governo Federal, todas produtivas, o que não aconteceu nos dois governos anteriores, o primeiro comandado pelo sr. José Reinaldo Tavares (PSB), e o segundo pelo sr. Jackson Lago (PDT), que preferiram posicionar suas gestões como arredias ao governo do presidente Lula, e com isso emperraram o processo de desenvolvimento do estado.

Nos últimos 17 meses, as relações entre Maranhão e Brasília ganharam impulso, com resultados importantes em pouco tempo.

Sob a responsabilidade do Consórcio Estreito Energia (Ceste), que reúne várias empresas de grande porte, a Hidrelétrica de Estreito é um projeto de R$ 4 bilhões e que, quando estiver funcionando a plena carga, produzirá 1.087 MW de energia elétrica. Trata-se da maior obras em andamento no motor desenvolvimentista do programa de Aceleração do crescimento (PAC), com apoio total do governo do presidente Lula.

A hidrelétrica beneficiará diretamente Maranhão e Tocantins, não somente no que respeita à produção pura e simples de energia elétrica.

A presença do presidente Lula e da governadora Roseana Sarney, hoje, em Estreito, além de reafirmar os laços pessoais e políticos dos dois governantes, consolida de vez as relações institucionais entre o governo do Maranhão e o Governo Federal. (O Estado do Maranhão; Primeiro Caderno; Opinião - pág. 04)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621