Energia solar abre um novo mercado

23-04-2012 11:34

 

As instalações da usina Nevada Solar One, em Nevada (EUA), são um bom exemplo do potencial a ser explorado pela indústria do alumínio na geração de energia solar. Para o complexo americano, que gera energia solar para abastecer 14 mil residências, a Hydro Alumínio Acro forneceu nada menos do que três toneladas de alumínio, utilizadas nas estruturas de fixação e na vedação dos painéis fotovoltaicos.

"De 2007 até agora, a Hydro forneceu mais de 20 mil toneladas de alumínio extrudado para cinco projetos imensos de geração de energia solar no mundo", diz Adilson Molero, consultor de marketing da empresa.

Em evidência no cenário internacional, a energia solar também está se consolidando no Brasil como alternativa viável às fontes tradicionais de geração de energia, mas não há nenhum empreendimento com a envergadura dos observados no exterior. No país, as iniciativas ainda estão ligadas à construção civil (coletores solares para aquecimento de água), fábricas e, atualmente, a boa parte dos estádios projetados para a Copa de 2014.

Uma das razões desse descompasso em relação ao mercado internacional é o alto custo de implantação. Outra é a falta de regulamentação. "Ainda dependemos de regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que precisa determinar como o processo vai funcionar", diz Molero. A expectativa é de que as regras sejam definidas neste semestre.

De acordo com Molero, "as reservas de fontes tradicionais de energia, como o petróleo, vão acabar e será necessário lançar mão de alternativas renováveis". O Brasil, diz, pode aproveitar a energia do sol, pois tem alto índice de insolação em várias regiões e topografia adequada à instalação de grandes centros coletores. "O alto custo da implantação de projetos geradores de energia solar está diminuindo, o que facilita o investimento em empreendimentos de grande porte", diz.

Já a Alcoa, em conjunto com a Kawneer, empresa que desenvolve soluções energéticas e arquitetônicas, forneceu todo o alumínio necessário para implantação de um projeto na cidade de Visalia, na Califórnia. O sistema instalado na Kawneer é composto de 4.300 painéis finos de energia solar, que suprem 80% da eletricidade necessária nos 19 mil metros quadrados da fábrica. (Fonte: Valor Econômico)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621