Estado Econômico: Investimentos; Bacia do Parnaíba; Balança Comercial; Simples

29-01-2012 09:41

 

Grupo Castro anuncia novos investimentos para este ano

Ainda este ano o Grupo Castro - composto pelas Casas Santo Onofre, Velas Santo Onofre e Velas Luz e Luz - ampliará sua presença no mercado com o lançamento da Universo Estrela, uma distribuidora de artigos religiosos e de variedades. A proposta do Grupo, com a nova empresa, é atender aos revendedores desses produtos dos estados do Maranhão, Pará e Piauí. De acordo com o diretor-presidente do Grupo Castro, Ubiratan Castro (foto), com o lançamento da distribuidora, o objetivo é alcançar a liderança e tornar-se uma empresa completa. Para esse novo negócio, o grupo está montando uma equipe específica composta por administradores de empresa e gestores empresariais que darão todo o suporte necessário para o sucesso do empreendimento. A Universo Estrela vai operar em um ramo exclusivo, com um novo mix de produtos e artigos variados, de forma pioneira no mercado. "A empresa atenderá às expectativas dos novos clientes vindos principalmente do interior do estado", diz o empresário. Segundo ele, até pouco tempo a maioria dos clientes das empresas que compõem o Grupo Castro eram consumidores finais, hoje, o número de revendedores está aumentado. Segundo Ubiratan Castro, a empresa está se preparando para novas mudanças com o aperfeiçoamento da logística. Ubiratan Castro anunciou, ainda, que ao longo deste ano a empresa vai investir em projetos socioculturais e campanhas educativas. O grupo buscará o apoio de instituições, empresas e entidades sem fins lucrativos com o objetivo de colocar seus projetos em execução.

 

Sísmica 2D

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) fechou contrato no valor de R$ 62,4 milhões com a empresa Geokinetics para aquisição de dados sísmicos 2D na Bacia do Parnaíba. O levantamento visa aumentar o conhecimento geológico na região, onde a OGX encontrou grande reserva de gás natural, e atrair investimentos nas rodadas de licitações da agência. O contrato prevê aquisição e processamento de 42 mil pontos de tiro de sísmica de reflexão bidimensional terrestre e 10.500 estações de aquisição gravimétrica e magnetométrica. O serviço a ser realizado deve ser executado em 30 meses. A Bacia do Parnaíba está incluída no Plano Plurianual da ANP, que desde 2006 já investiu cerca de R$ 100 milhões, incluindo a contratação de um aerolevantamento geofísico (concluído no mesmo ano), levantamento sísmico 2D (concluído em 2009) e levantamento geoquímico (concluído em 2010).

 

Os dados da balança comercial do mês de janeiro serão divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) dia 1º de fevereiro, assim como os números das últimas semanas do mês. As informações estarão disponíveis no site do MDIC a partir das 15h.

As empresas têm até esta terça-feira, 31, para solicitar a opção pelo Simples Nacional e enquadramento no Simei (para microempreendedores individuais). Para fazer o pedido, as empresas deverão acessar o Portal do Simples Nacional. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621