Estados do Nordeste discutem propostas de investimentos na região

19-05-2012 16:45

 

Encontro realizado em Fortaleza reuniu governadores, secretários de Estado e presidentes do BID e BNB.

O secretário de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, representando a governadora Roseana Sarney, participou de reunião dos governadores do Nordeste, na tarde de ontem, com os presidentes do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, e do Banco do Nordeste (BNB), Jurandir Santiago. Dentro da agenda Nordeste do Brasil: Oportunidades & Negócios, eles discutiram propostas de investimentos para a região. O encontro aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza (CE).

Na ocasião, o Banco do Nordeste apresentou o Programa de Desenvolvimento Produtivo (Prodepro), voltado para mitigar gargalos de infraestrutura econômica, ampliar a atração de investimentos e aumentar as exportações. O programa é desenvolvido em parceria com o BID e prevê recursos da ordem de US$ 1,2 bilhão, a serem repassados para os estados.

"Essa reunião é importante para os estados do Nordeste porque reforça a vontade comum de desenvolver a região por meio de projetos estruturantes, sustentáveis e que melhorem a vida da população", destacou Fernando Fialho, que viajou acompanhado dos secretários Maurício Macedo (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e Cláudio Azevedo (Agricultura, Pecuária e Pesca).

Presentes à reunião os governadores Cid Gomes (do Ceará), Teotônio Vilela Filho (Alagoas), Jacques Wagner (Bahia), Ricardo Coutinho (Paraíba), Eduardo Campos (Pernambuco), Wilson Nunes (Piauí), Rosalba Ciarlini Rosado (Rio Grande do Norte) e Marcelo Déda (Sergipe).

Diante de problemas comuns aos estados, como a falta de infraestrutura asfáltica e a deficiência no abastecimento de água, foi proposta a integração dos estados por meio de projetos comuns. O objetivo é garantir celeridade às ações e projetos.

Essenciais - Fernando Fialho destacou que propostas que incrementem a malha viária e resolvam a questão hídrica são essenciais para o Maranhão. "Esses recursos podem ser usados em projetos que facilitem a integração econômica do Maranhão e também o eixo para o escoamento da produção agrícola e industrial do estado", declarou Fernando Fialho.

De acordo com Jurandir Santiago, o Prodepro Nordeste será de grande importância no financiamento das infraestruturas produtivas, como a implantação das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) e as empresas que nelas se instalarem. O Programa também financiará a preparação da modelagem de projetos para Concessão, Parcerias Público-Privadas (PPPs) ou mesmo os projetos básicos e executivos das obras públicas. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621