Estudo mostra desafios e oportunidades do Maranhão

04-05-2011 08:40

 

O secretário de Estado da Indústria e Comércio, Maurício Macedo, apresentou ontem, durante visita a O Estado o levantamento “O Maranhão e a nova década - Oportunidades e Desafios”, que trata principalmente da chegada de grandes empreendimentos como a Refinaria Premium da Petrobras e a Suzano Papel e Celulose. O documento, que tem 95 páginas com dados estatísticos, mapas referenciais e fotos, é uma espécie de “retrato” da atual situação do estado.

“Há no documento uma consolidação dos principais investimentos, tanto na área industrial quanto na área de comércio e serviço no Maranhão, motivo pelo qual existe a necessidade de que não só os veículos de comunicação como toda a sociedade tome conhecimento do que de fato está ocorrendo”, afirmou o secretário.

De acordo com Macedo, com base nos dados existentes no levantamento, é possível traçar metas e políticas públicas que tenham por objetivo trazer riquezas ao estado e proporcionar maior distribuição de renda. “Para tanto, é necessário que haja a participação de trabalhadores e das empresas locais. Para se ter uma idéia, nos próximos anos estão previstos investimentos da ordem de R$ 100 bilhões no Maranhão. Destes, cerca de R$ 85 bilhões de iniciativa privada”, enfatizou.

Entre os tópicos do levantamento apresentado pelo secretário, destacam-se os que falam sobre a Refinaria Premium da Petrobras, a ampliação da refinaria do consórcio Alumar; a usina termelétrica do grupo Geranorte; Hidrelétrica de Estreito; termelétricas do grupo EBX; Aciaria do grupo Ferroeste; Píer IV da Vale; duplicação da Estrada de Ferro Carajás; fábrica de celulose da Suzano; ampliação de fábricas de bebida da Ambev; nova unidade do grupo Renosa; implantação do complexo avícola da Notaro Alimentos; extração de ouro do Grupo Aurizona e do grupo Jaguar Mining, além de outros investimentos.

O levantamento também trata detalhadamente sobre tópicos como petróleo e gás; energia limpa e renovável; portos; mineração; alumínio; agronegócio e produção de carnes; agricultura familiar; construção civil; habitação; hotelaria; comércio; shopping centers; supermercados; micro e pequenas empresas; piscicultura; turismo e infra-estrutura.

“As oportunidades lançadas no estado são inúmeras. No entanto, há desafios. É necessário, por exemplo, garantir a empregabilidade do maranhense nestes postos de trabalho para que a gente alcance maior distribuição de renda”, afirmou. “É parte de nossa prioridade a inclusão dos pequenos e médios empresários, a qualificação da mão-de-obra e a formação de fornecedores e de empreendedores individuais em uma política cada vez mais inclusiva”, completou Maurício Macedo.

Dados - De acordo com o levantamento, em 2010 o Maranhão foi o 4º estado que mais criou empregos na Região Nordeste e o 12° do Brasil, com a marca de 41.891 postos formais de trabalho. A expectativa para os próximos 5 anos é de que sejam criados cerca de 240 mil novos empregos no estado.

O relatório mostra que as expectativas para 2011 são extremamente favoráveis no que diz respeito à atividade econômica no Maranhão, com impactos positivos sobre a geração de receita pública e privada.

Os setores de atividade econômica que mais se destacaram em 2010 e continuam em expansão neste ano são de extrativa mineral; indústria de transformação; Serviços Industriais de Utilidade Pública (SIUP); construção civil; comércio; serviço; administração pública e agropecuária (em menor escala). (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621