Evento internacional de logística destaca os potenciais de São Luís

02-12-2011 10:01

I Seminário Internacional Logística, base para o desenvolvimento sustentável, realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

São Luís foi destaque, nesta semana, nos debates sobre logística e desenvolvimento sustentável, mobilidade urbana, relação cidade-porto, infraestrutura de transportes (rodoviário, aquaviário e ferroviário), uso múltiplo das águas, formação de pessoas e de troca de experiências bem-sucedidas entre representantes de portos brasileiros e internacionais durante o I Seminário Internacional Logística, base para o desenvolvimento sustentável. Promovido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), com apoio do Ministério dos Transportes, Secretaria de Portos (SEP) e Governo do Estado do Maranhão, o evento foi realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, localizado na Avenida Jerônimo de Albuquerque.

O evento teve palestras de ministros, deputados federais e estaduais, secretários estaduais, arquitetos, empresários, dirigentes de órgãos federais, estaduais e dos municípios de São Luís, Santos(SP) e de Bogotá (Colômbia), além de diretores de portos brasileiros (Santos-SP, Suape-PE, Itaqui, Ponta da Madeira, e outros) e internacionais, como o de Roterdã (Holanda) e Barcelona (Espanha), bem como representantes de universidades, estudantes e profissionais liberais. Durante os dois dias de evento, foram realizados 35 palestras em seis painéis.

Balanço - Na avaliação do diretor geral da Antaq, Fernando Fialho, o seminário foi de grande importância para provocar reflexões e mudanças. "No evento, tivemos palestras que foram desde temas mais específicos sobre porto, como os do Itaqui, Suape, de Roterdã e de Barcelona, até a visão da integração cidade-porto, passando por todos os elementos que compõem a logística e as interfaces entre o desenvolvimento, infraestrutura e outros", ressalta.

Fialho destaca a participação dos ministros Paulo Passos (Transportes) e Leônidas Cristino (SEP), o que demonstra a importância para o país da discussão sobre logística, que será o seu grande desafio no processo contínuo de crescimento econômico. "A presença dos ministros, representantes de portos internacionais e de outras autoridades mostra também a importância do Complexo Portuário de São Luís dentro do cenário de logística nacional e a preocupação do país com o transporte sustentável", afirma.

Também fez parte do seminário o debate sobre mobilidade urbana para as cidades portuárias, o tipo de cidade que queremos ter para viver e a demonstração de ações concretas em prol da infraestrutura da capital em implantação pelo estado e o município e a preocupação com o controle macroeconômico que envolve São Luís a partir dos seus 400 anos e para os próximos 30 anos.

Conclusões - Alguns das conclusões do evento, segundo Fernando Fialho, são: é possível, sim, o desenvolvimento de forma sustentável, fator marcante em todas as palestras proferidas; a sociedade precisa estar cada vez mais atenta para se apropriar dos benefícios de abrigar um complexo portuário como o de São Luís, formado pelos portos do Itaqui, Ponta da Madeira (Vale) e da Alumar; e que o evento foi um ponto de partida para mostrar ao mundo a importância portuária do Maranhão no desenvolvimento econômico brasileiro.

Fatores - O diretor-geral da Antaq salienta o conjunto de fatores favoráveis ao Maranhão a partir do início da construção do Porto do Itaqui, nos anos 1960, na gestão do então governador José Sarney, que teve uma visão da importância do terminal para o país, que ocupa hoje a segunda colocação em movimentação e está entre os sete portos estratégicos para o Brasil, bem como sua interação com as ferrovias Carajás e Norte-Sul que integram o país e colocam o Maranhão como alternativa natural e importante para o desenvolvimento econômico da Região Centro-Oeste tendo como saída o Itaqui.

"Além disso, o potencial hidroviário do estado é grande. Temos as hidrovias do Parnaíba e do Tocantins e há a possibilidade de resgatarmos a hidrovia do Itapecuru para o contexto atual da logística do estado, trazendo mais ainda a capacidade de interiorização do desenvolvimento. O Brasil vive hoje um momento singular devido ao grande interesse dos agentes em investirem no país, atraídos pelas suas potencialidades e o Maranhão também está inserido neste contexto. O que precisamos, no entanto, é investir cada vez mais na formação de pessoas; fazer um esforço ainda maior para consolidar o potencial industrial e portuário do Itaqui; dotar a área do distrito industrial e portuário de toda infraestrutura necessária, atraindo a indústria transformadora, possibilitando a geração de riqueza local e de emprego e renda para a população e ainda consolidar efetivamente os investimentos estruturantes [energia, mineração, produção agrícola e indústria de base] pois assim poderemos atrair mais investimentos e alavancar ainda mais o crescimento do Maranhão e do país", concluiu Fernando Fialho.

Para a Líder de Projetos do Porto de Roterdã Internacional, Duna G. Uribe, o Seminário foi uma grande oportunidade de mostrar as potencialidades portuárias do Maranhão, incluindo-o nos debates internacionais. "A participação de dois ministros de Estado foi de muita importância e mostrou que as potencialidades do Maranhão têm papel fundamental no crescimento econômico do país. Foi uma grande oportunidade de troca de experiências", afirmou. Duna Uribe apresentou no evento a palestra O Futuro do Brasil: setor portuário eficiente e autossustentável: modelo do Porto de Roterdã. (Fonte: O Estado do Maranhão)

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