Ex-funcionários se reúnem nos 31 anos da Alumar

31-07-2011 16:30

Em comemoração aos 31 anos de instalação do Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar) em São Luís, ex-funcionários (foto) da empresa, entre os quais o secretário de Desenvolvimento de indústria e Comércio, Maurício Macedo, se reuniram na sexta-feira, 29. Eles realizaram o plantio de 31 espécies nativas na entrada da fábrica.

O grupo de ex-funcionários foi recepcionado pelo diretor da Alumar, Nilson Ferraz. O encontro foi uma forma de reconhecimento à contribuição dos valorosos colaboradores, a maioria com registros dos primeiros marcos de construção da empresa.

O ex-funcionários plantaram entre as espécies nativas, mudas de ipê, símbolo do empreendimento, repetindo assim o gesto dos investidores, há 31 anos, em julho de 1980, quando do lançamento da pedra fundamental da Alumar.

Inaugurada em julho de 1984, a Alumar é formada pelas empresas Alcoa, Alcan e BHP Billiton, que instituíram no estado um modelo de negócios apoiada no conceito de sustentabilidade, incorporando no seu dia a dia critérios que asseguram o sucesso econômico, a excelência ambiental e responsabilidade social.

Um dos pilares desse modelo é o Sistema de Gestão da Alcoa (ABS) que busca a melhoria contínua na qualidade do sistema produtivo, diminuir custos, reduzir o tempo de produção e melhorar as condições de saúde, segurança e meio ambiente no local de trabalho. Para o ABS, as pessoas estão em primeiro lugar.

Debate sobre trânsito de São Luís

A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL) realizou um debate sobre a atual realidade do setor de trânsito e transporte da capital maranhense. O encontro aconteceu quarta-feira passada, durante almoço no Grand São Luís Hotel, com a participação da classe empresarial e do secretário municipal de Trânsito e Transportes, Clodomir Paz.

A CDL apresentou sugestões da classe empresarial para intervenções no trânsito de São Luís que venham beneficiar a população e também o segmento comercial. A presidente da entidade, Socorro Noronha (na foto com Alberto Nogueira, Clodomir Paz e José Arteiro), ressaltou a importância de se realizar intervenções urgentes no sistema viário da capital para viabilizar mais fluidez ao trânsito.

Volvo em São Luís

Executivos da Volvo estarão em São Luís dia 4 de agosto para anúncio de investimentos na construção de um entreposto na capital da Volvo Construction Equipment, empresa do grupo que produz equipamentos de construção, as chamadas máquinas amarelas, voltadas para uma ampla gama de trabalhos em construção, mineração, movimentação de materiais e no segmento madeireiro, entre outros.

A empresa acredita na continuidade da expansão da economia do Brasil, principalmente do Nordeste, que atualmente representa 15% das vendas do grupo no Brasil. Em 2010, o empreendimento comercializou 4228 equipamentos de construção, sendo 3202 unidades no mercado doméstico com 45% dessas vendas relacionadas à construção, 20% destinadas ao setor de locação e 10% ao segmento de mineração.

Bacias hidrográficas

Dia 11 de agosto será realizado em São Luís, no Hotel Luzeiros, às 19h30, o XXI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), com o tema "Os desafios dos Comitês de Bacias na construção de pactos pelas águas".

O evento é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas e Rede Brasil de Organismos de Bacias.

Competitividade

Representantes do Sistema Fiema, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), e dos ramos de gráficas, cerâmicas vermelhas e de restaurações automotivas assinaram acordos de resultados do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias do Maranhão (Procompi). Esses convênios objetivam o desenvolvimento das empresas com a melhoria do processo de gestão empresarial e inovação tecnológica.

Respectivamente, as metas a serem alcançadas até julho e agosto de 2012 são ambiciosas. Para as gráficas pretende-se informatizar 80% das 25 empresas envolvidas no projeto e aumentar o volume de vendas em 15%. Para as cerâmicas vermelhas os objetivos são reduzir o desperdício do produto acabado em 20%, implantar em 80% das empresas o Programa Setorial de Qualidade (PSQ) e aumentar a lucratividade em 7%. Já para as indústrias de reparação automotiva, a satisfação dos clientes deve alcançar a casa dos 50%; o faturamento deve subir 15%.

Palestra sobre Coaching

Empresários do ramo supermercadista e atacadista participaram dia 28 da palestra "Coaching, uma eficaz ferramenta de transformação" promovida pela Associação Maranhense de Supermercados (Amasp), em parceria com a HS Coaching - excelência em desenvolvimento profissional. A palestra foi ministrada por Hélcio Santiago e Felipe Mussalém.

Os palestrantes falaram sobre a importância do programa, que visa capacitar executivos na sua performance, desenvolvendo suas habilidades e alcance dos seus objetivos, explorando o máximo de seu potencial criativo, intelectual e emocional, promovendo uma grande mudança tanto área pessoal quanto na profissional.

Geração de emprego

As micro e pequenas empresas (MPE) geraram 67 de cada 100 vagas de trabalho formais criadas entre janeiro e junho de 2011. Nos seis primeiros meses do ano, elas empregaram 851.310 pessoas com carteira de trabalho assinada. A participação dos pequenos negócios superou a média histórica de contribuição para a geração de emprego formal, que é de 52%.

Em junho, o percentual foi ainda maior, de 74,6%. Dos 215.393 empregos criados no mês passado, 160.683 estão nas MPE, segundo levantamento feito pelo Sebrae a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621