Excelência da gestão nas MPEs
Temos observado, nos últimos anos, a formação de um consenso indiscutível acerca dos resultados marcantes que podem ser obtidos pela adoção de práticas estruturadas de gestão. A implantação de ferramentas e modelos que buscam a excelência trazem benefícios evidentes para empresas de todos os setores e portes.
Antigamente considerados uma característica quase exclusiva e até necessária das empresas privadas bem-sucedidas e de grande porte, os investimentos voltados para o desenvolvimento e aprimoramento da gestão passaram a ser um objetivo desejado e perseguido também por empresas de médio e pequeno porte, organizações e entidades públicas e do terceiro setor, enfim, em todos os ramos ou atividades.
Portanto, o desafio atual não é o de permear o conceito dos benefícios dos investimentos em gestão para a obtenção de resultados superiores, com maior eficiência, visto que isto parece ser hoje irrefutável. A dificuldade presente em nosso país, e que não se distingue da encontrada em outros, volta-se para a necessidade da rápida e abrangente disseminação do conhecimento atual, com o consequente avanço nas práticas de gestão em todo a nossa sociedade.
Ao longo das últimas duas décadas, inicialmente como uma iniciativa de um conjunto de empresas privadas, algumas entidades se estruturaram para atuar na organização e disseminação do conhecimento em gestão, para endereçar o desafio da melhoria da gestão em nosso país.
A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) dedica-se, há vinte anos, à disseminação dos fundamentos e critérios da excelência em gestão. Para contribuir na tarefa apontada, criou o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), como instrumento de difusão e implantação dos conceitos atuais de gestão. Por meio de sua aplicação, tem contribuído para o desenvolvimento das organizações brasileiras e, consequentemente, para o avanço de nossa sociedade.
Para expandir a aplicação do modelo para um universo maior de empresas, a FNQ se desafia na adaptação do MEG para organizações de diferentes setores e portes. Além disso, a instituição busca o aprimoramento contínuo do modelo, bem como o estabelecimento de parcerias com entidades que, em conjunto com a FNQ, formam uma rede para mobilização, difusão do conhecimento e implantação de práticas de gestão avançadas.
Diante desse cenário, o desafio das entidades que têm como missão a melhoria da gestão no universo de empresas e entidades brasileiras é enorme. Por outro lado, há hoje grande receptividade das empresas e anseio da sociedade pela melhoria da gestão.
O maior reflexo dessa consciência e da preocupação com a excelência está na ampla participação de empresários de micro e pequeno porte no MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, que em 2011 recebeu quase 60 mil inscrições e bateu recorde de autoavaliações da gestão preenchidas, com mais de 32 mil. Tudo isso é fruto da união de esforços do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Sebrae, Gerdau e FNQ, que atuam em parceria para sensibilizar e incentivar a busca pela excelência em gestão, disseminando critérios e fundamentos alinhados ao MEG e adaptados à realidade das MPEs.
Temos um propósito que mobiliza e estamos criando as condições para alcançar resultados ainda mais expressivos. O emprego de novas tecnologias, a inovação e a formação de redes de mobilização e difusão são os elementos-chave para alcançarmos nossos objetivos maiores.
Melhorar a gestão é contribuir para o desenvolvimento do país, construindo uma sociedade mais saudável e preparada para os desafios de seu futuro. (Fonte: O Estado do Maranhão)