Expedição confirma o crescimento do agronegócio no MA

29-04-2012 09:39

Rally da Safra percorreu o sul do estado e identificou que deverão ser colhidas 1,7 mt de soja e 1,4 mt de milho.

O Rally da Safra 2012, expedição privada realizada pela Agroconsult, confirma o crescimento do agronegócio maranhense. De acordo com o levantamento no sul do estado, principal região produtora de grãos, o Maranhão colherá nesta safra os volumes de 1,7 milhão de toneladas (mt) de soja e 1,4 milhão de toneladas de milho.

O levantamento foi feito durante expedição técnica de equipe do Rally da Safra, que percorreu a região de Balsas dias 16 e 17 de março e coletou informações sobre o plantio de milho e soja. Ainda foi realizada palestra técnica com produtores.

De acordo com o resultado final do Rally, a produção de 1,7 milhão de toneladas de soja, incremento de 8% em comparação a safra passada, representa uma produtividade de 52 sacas/hectare. A área plantada saltou de 554 mil hectares para 600 hectares.

Já o milho deu um salto. A produção de 1,4 milhão estimada nesta safra é superior a 500 toneladas em relação à colheita anterior, ou seja, aumento de 54%. A produtividade saltou de 31 sacas/ha para 38 sacas/ha.

13 estados - A nona edição do Rally da Safra, realizada de janeiro a março deste ano, que percorreu 60 mil km, passando por 13 estados brasileiros, entre os quais o Maranhão, além do Distrito Federal, constatou que a produção de soja no Brasil caiu de 75,3 para 65,2 milhões de toneladas, ou seja, 10 milhões de toneladas a menos e com 1 milhão de hectare a mais.

Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram bastante afetados pela seca, principalmente no noroeste dos estados, e tiveram quebras acima de 50%, com baixa qualidade de grãos e incidência de pragas acima do normal. No Rio Grande do Sul, a produtividade na safra 2010/11 foi de 47 sacas/ha, totalizando produção 11,6 milhões de toneladas.Enquanto na safra de 2011/12 foi de 20 sacas/ha, com 5 milhões de toneladas. Outro estado que apresentou um resultado abaixo do esperado foi o Paraná, com as regiões oeste e sudeste bem afetadas pela seca e o norte com grandes variações de produtividade, com incidência de pragas acima do normal.

Ferrugem - Em Mato Grosso, a ferrugem reduziu o potencial de produtividade e foi perceptível o forte avanço da soja sobre a pastagem, na região leste. A produtividade se manteve, comparando 2010/11 e 2011/12, com 53 sacas/ha, porém com um aumento de produção de 20,4 para 22,4 milhões de toneladas.

Nesta safra, o milho chegou a 64,5 milhões de toneladas, sendo 36,5 mt de milho verão e 28 mt do safrinha. Este cenário é positivo, especialmente considerando que a safrinha ocorre durante a entressafra, ou seja, após a colheita da cultura principal quando o solo fica sem atividade agrícola e o produtor o cultiva sem a necessidade de abrir novas áreas e ganhando uma renda extra.

"A cada 50 km percorridos, mudavam a paisagem e a safra, uma diferença significativa por região. Em alguns lugares, encontramos produtores comemorando e, no mesmo estado, produtores que tiveram a sua pior safra", disse André Pessoa, da Agroconsult. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621