Exportações e consumo impulsionam indústria em fevereiro

01-04-2011 10:47

 

RIO - A produção industrial atingiu o terceiro maior patamar de produção da história, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O pico histórico foi registrado em março do ano passado, desde quando a indústria apresentou estabilidade de produção, que voltou a crescer no início desse ano. Agora, o patamar está a apenas 0,4% do pico, registrado em março do ano passado.

O gerente da coordenação de Indústria do IBGE, André Luiz Macedo, lembrou que no início ano passado o setor industrial ainda era impulsionado pela redução de IPI para automóveis e eletrodomésticos, o que não acontece mais em 2011. E o segundo maior patamar foi registrado em 2008, seja, antes da crise financeira internacional.

O avanço da indústria em fevereiro tem reflexo do efeito calendário, já que o carnaval este ano foi em março, o que levou muitas companhias a anteciparem a produção. "Mas (o avanço) tem muito a ver como mercado interno, que reflete a renda e o emprego em alta. Além, é claro, de fatores como a recuperação das exportações", disse Macedo.

Ele lembrou, no entanto, que a indústria vem de uma sequência de resultados estáveis. É preciso, então, esperar os resultados dos próximos meses para verificar a consistência da elevação de 1,9% de fevereiro, na comparação com janeiro. Em relação a fevereiro de 2010, a alta foi de 6,9%. Como o carnaval foi em março, pode haver uma redução desse movimento de alta.

"Março pode ter o reverso dessa história, com menos dias úteis. Mas não podemos descartar a própria elevação da produção de fevereiro", disse o gerente do IBGE. Para ele, "é como se o setor industrial houvesse recuperado toda a estabilidade que vigorava desde abril do ano passado".


(Fonte: Valor Online, Brasil)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621