Faema discute política destinada a produtores com o presidente do BNB

06-11-2011 11:08

Encontro ocorrido na cidade de Fortaleza reuniu presidentes de federações da agricultura do Nordeste, que debateram problemas que afetam a região.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), José Hilton Coelho de Sousa, se manifestou, ontem, otimista com os resultados da reunião com o presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Jurandir Santiago, na sede da instituição, em Fortaleza. A reunião, na semana passada, com os presidentes de federações da agricultura do Nordeste debateu questões que afetam diretamente o produtor rural da região.

A reunião contou também com a presença do vice-presidente e diretor de Logística da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Torres de Melo Filho; o consultor técnico da CNA, Edvaldo Brito; os diretores do BNB, José Cidrião Alencar e Isídro Moraes; o superintendente de Recuperação de Créditos, José Andrade, e a gerente de Ambientes de Negócios, Rita de Cássia.

Na pauta da reunião foram debatidos, entre outros assuntos, o desenvolvimento da agropecuária regional, a reinserção imediata do médio produtor rural nos financiamentos com recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE), no exercício 2011; a simplificação e redução da desburocratização da análise técnica, no âmbito do FNE, para os empreendimentos rurais; e a eliminação da tarifa “carta-consulta” das operações de crédito rural no âmbito do FNE, como ocorre para os demais fundos constitucionais.

Produtores - Ficou definindo no encontro que as federações de cada estado receberão a relação dos produtores rurais que estejam na eminência de serem cobrados judicialmente, de modo que os sindicatos rurais possam manter contatos e encaminhá-los às agências para negociarem suas dívidas. Será criada uma linha de crédito específica para o custeio agrícola/cerrado/nordestino, da mesma forma que está sendo instituído crédito para os perímetros irrigados.

Após receber as reivindicações dos presidentes de federações do Nordeste, o presidente do Banco do Nordeste, Jurandir Santiago, mostrou-se entusiasmado com o trabalho desenvolvido por essas entidades em seus estados. Ele assumiu o compromisso de estudar todas as sugestões apresentadas.

Sobre o endividamento rural do Nordeste, as lideranças rurais decidiram que cada federação irá solicitar uma audiência pública na Assembleia Legislativa de seus estados para discutir o assunto. “A ideia é mostrar e pedir o apoio político aos parlamentares para que o Poder Legislativo apresente uma lei que venha realmente resolver esse grave problema que tanto aflige os produtores de alimento desta região”, disse o presidente da Faema, José Hilton. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621