Fecomérico estabelece metas para 2011

15-01-2011 15:13

A Federação do Comércio do Maranhão encerrou 2010 comemorando os resultados obtidos pelo segmento empresarial maranhense e já se prepara para os desafios de 2011. A entidade divulgou nesta semana alguns dos projetos que serão desenvolvidos ao longo do ano, visando fortalecer o segmento do comércio de bens, serviços e turismo do Estado.

Entre as ações prioritárias da Fecomércio está, já neste mês de janeiro, a abertura das inscrições para o Programa de Gestão Comercial, que no primeiro ciclo disponibilizará o curso de Gerência de Lojas. O objetivo da entidade é fortalecer a formação dos profissionais que atuam no comércio ludovicense, contribuindo para o aquecimento do setor através da otimização e qualificação dos empresários e funcionários.

 “Oferecer ferramentas para o aperfeiçoamento dos nossos filiados sempre foi um dos objetivos principais da nossa entidade, pois acreditamos que só através do conhecimento podemos transformar o mundo. Além dos cursos oferecidos pelo Senac, agora iremos disponibilizar módulos direcionados às necessidades dos empresários das micro e pequenas empresas, em horários alternativos e a custos bastante reduzidos, com o intuito de solidificar a nossa base comercial”, ressaltou o presidente da Fecomércio, José Arteiro da Silva.

Também no primeiro mês do ano, a Federação promete colocar à disposição das empresas e sindicatos do Maranhão o programa de Certificação Digital, documento que identifica uma organização nas relações estabelecidas através da internet, assegurando a confiabilidade das transações comerciais online.

Neste ano, a Fecomércio voltará a realizar o Ciclo de Debates, encontro de discussão da classe empresarial com autoridades públicas ou especialistas econômicos para debater assuntos de interesse dos empresários. Ainda neste mês de janeiro, o primeiro debate do ano será acerca das melhorias de infraestrutura para o Centro Comercial de São Luís e reunirá lojistas da Rua Grande e adjacentes e gestores públicos dos órgãos de planejamento e obras.

Segundo o Superintendente da Fecomércio, João Torres, o planejamento da entidade para o ano de 2011 é estar cada vez mais perto da classe empresarial, ouvindo as suas necessidades e contribuindo com o crescimento do setor. “Iremos abrir o ano com um curso e um debate voltados aos empresários e assim daremos continuidade ao nosso trabalho durante todo o ano, propondo projetos que sejam de interesse real do empresariado”, destaca João Torres.

No início de fevereiro, a entidade colocará em circulação uma nova publicação sobre economia e negócios, a Revista da Fecomércio terá uma projeto gráfico inovador e abordará assuntos importantes do mundo empresarial maranhense, servindo como uma fonte de informação para os empresários. Além disso, nessa perspectiva de manter a classe empresarial sempre informada da situação econômica no Estado, a Federação do Comércio planeja até o final do primeiro semestre implantar o Instituto de Pesquisas Econômicas, um setor especializado em analisar todos os aspectos relacionados com a economia no Maranhão, fornecendo dados e estatísticas importantes para o empresariado.

No segundo semestre, o evento que deverá marcar o calendário da entidade será a inauguração do Condomínio do Sistema Fecomércio/SESC/SENAC, um prédio de 14 andares localizado na Avenida dos Holandeses que irá abrigar as administrações das três entidades que compõem o Sistema. Com isso, a meta é integrar cada vez mais as atividades promovidas pelos três órgãos, visando o desenvolvimento econômico, social, cultural e educacional do Maranhão.

 “Integração, essa será a palavra de ordem do nosso trabalho em 2011. Integrar o Sistema Fecomércio/SESC/Senac, integrar o empresariado à nossa administração, integrar novas tecnologias. Esse é o caminho para o desenvolvimento e o fortalecimento do nosso Maranhão”, conclui o Superintendente, João Torres.

No decorrer do ano, outros projetos serão colocados em prática pela Fecomércio, como uma grande campanha de combate à pirataria de produtos comercializados no Maranhão; a continuidade do SEGS, programa que visa promover a excelência na gestão sindical no fortalecimento dos sindicatos filiados à Fecomércio; além de diversas outras atividades, como palestras, cursos, encontros, relacionados aos interesses da classe empresarial.

 

(JORNAL A TARDE; ED. 816; SÃO LUÍS – PÁG. 04)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621