Feira do Sebrae atrairá mais de 18 mil pessoas

15-10-2011 09:04

Com uma expectativa de receber um público de 18 mil pessoas, a Feira do Empreendedor 2011, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e que hoje entra no terceiro dia, se fortalece como um importante espaço de oportunidades de negócios para os maranhenses.

Tendo como tema central Um Maranhão de Oportunidades, a Feira do Empreendedor, realizada no Multicenter Sebrae, está sintonizada com o momento de grandes investimentos em andamento no estado. Um painel com mais de 600 ideias de projetos de negócios será apresentado.

"Entre outros objetivos, a Feira pretende mostrar aos empreendedores locais as oportunidades de negócios que poderão ser geradas com esses investimentos", disse o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Cláudio Azevedo.

Tanto que o público-alvo da feira são potenciais empreendedores de todos os perfis com planos de empreender e abrir negócios; empresários interessados em ampliar, melhorar ou diversificar seus negócios; investidores, profisNEGÓCsionais liberais e universitários recém-formados.

Até amanhã, tanto no Multicenter Sebrae quanto no Centro de Convenções, serão apresentadas as oportunidades de negócios vinculadas às vocações econômicas do estado, às tendências regionais de consumo e aos cenários de crescimento e desenvolvimento econômico do Maranhão.

O coordenador da Feira do Empreendedor, Walter Monteiro, disse que, além do benefício que os grandes investimentos trarão para as empresas locais, que poderão tornar-se supridoras de bens e insumos, o evento mostra aos empreendedores maranhenses o potencial de consumo do estado.

"O crescimento do consumo nos últimos dois anos tem gerado muitas oportunidades nas áreas de serviços comércio e turismo", destacou.

Orientação - O empreendedor pode dirigir-se a um espaço chamado Ilha de Orientação e Atendimento Empresarial, no Pavilhão do Multicenter, onde receberá informações de técnicos do Sebrae e do Banco do Brasil. Neste espaço, o empreendedor será orientado acerca de elaboração de plano de negócios e acesso ao crédito.

Os microempreeendedores individuais também terão acompanhamento do Banco do Brasil, que disponibilizará suas linhas de crédito para o segmento.

Um dos grandes focos da Feira do Empreendedor 2011 é disseminar a figura do Empreendedor Individual e seus benefícios, que no Maranhão já somam 25 mil, de acordo com dados do Sebrae.

Dos 217 municípios maranhenses, somente três não conseguiram formalizar empreendedores individuais – Marajá do Sena, São José dos Basílios e Fernando Falcão.

Uma das estratégias tem do Sebrae para ampliar o número de empreendedores individuais é a realização de palestras acerca da formalização. Ação que está acontecendo na Feira do Empreendedor.

Oportunidades rurais têm destaque

Uma das atrações da Feira do Empreendedor 2011 é o Laboratório de Oportunidades Rurais, instalado em área externo do Multicenter Sebrae. O espaço apresenta as potencialidades e oportunidades geradas pelos segmentos da agricultura familiar e agronegócio.

Nesse espaço, os visitantes têm a oportunidade de conhecer as tecnologias e inovações que estão sendo empregadas por produtores rurais atendidos pelos projetos do Sebrae. O laboratório é uma parceria do Sebrae, Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Na área destinada à agricultura familiar, há exposições sobre caprinos, patos, peixes a abelhas nativas. Com relação ao agronegócio, a Fapcen instalou vitrines tecnológicas reunindo diversas culturas (grãos, frutas e verduras) que estão chamando a atenção dos visitantes. Há plantações de milho, sorgo (forrageira), soja, feijão, arroz, girassol, tomate, quiabo entre outras culturas.

Ao lado, o Senar instalou um trailler destinado a inclusão digital de filhos de produtores rurais e duas minifábricas de produção de farinha e de alambique. "Aqui nessas duas minifábricas os empreendedores aprendem todo o processo de fabricação e também sobre como obter produtos de qualidade para colocar no mercado", explicou o superintendente do Senar, Antonio Luiz Figueiredo.

Mais

A área de exposição está composta por ambientes que ofertam:

- Oportunidades de negócios, apresentadas através de maquinas e equipamentos, micro franquias, franquias, licenciadores de marcas, produtos ou serviços, empresas em busca de representantes comerciais e revendedores.

- Empresas ofertantes de oportunidades de mercado e inovações tecnológicas;

- Espaço com a presença de Consultores para atendimento e orientação empresarial, Instituições de crédito, pesquisa e tecnologia que apóiam o empreendedorismo, Órgãos governamentais de apoio e registro de empresas.

Números

63.366 Micro e pequenas empresas estão em atuação no estado

99% Dos CNPJs no estado correspondem à micro e pequenas empresas

7.200 m²É a área de exposição da Feira do Empreendedor no Multicenter Sebrae

600 Oportunidades de negócios estão à disposição na feira

104 É o número de estandes da 6ª edição da Feira do Empreendedor

80 Expositores estão presentes no pavilhão do Multicenter

(Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621