Fialho destaca projeto Tegram para chineses

13-09-2011 10:03

BRASÍLIA - Os diretores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho (diretor-geral) e Tiago Lima, receberam, na sede da Agência, na semana passada, em Brasília, uma comitiva do governo chinês, chefiada pelo vice ministro dos transportes, Xu Zuyuan. A reunião contou com a participação do chefe da Divisão de Negociações de Serviços do Ministério das Relações Exteriores brasileiro, Luiz Cesar Gasser, e teve como objetivo a intensificação da cooperação bilateral na área do transporte marítimo.

Na oportunidade, Fialho falou sobre as perspectivas de novos arrendamentos nos portos brasileiros, em 2012, como o do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), no Porto de Itaqui; do terminal de granéis sólidos do Porto de Sepetiba, no Rio de Janeiro; dos terminais de granéis sólidos, granéis líquidos e contêineres no Porto de Aratu, na Bahia; do novo terminal de contêineres do Porto de Suape, em Pernambuco; do terminal de contêineres no Porto de Manaus, no Amazonas; e, ainda, da licitação de novos terminais no Porto de Santos, que atualmente estão em fase de licenciamento ambiental.

O diretor-geral disse acreditar que o crescente comércio entre o Brasil e a China se dará cada vez mais por meio do transporte marítimo, devido à pujante e diversificada pauta de produtos dos dois países, e lembrou que 99% das exportações e 90% das importações brasileiras em toneladas são feitas através dos portos. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621