Fiema realiza 6ª Feira do Empreendedor
Com o tema “Um Maranhão de Oportunidades para você”, foi aberta ontem, no Multicenter Sebrae e no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no bairro Cohafuma, a 6ª edição da Feira do Empreendedor 2011. O evento, que terminará dia 16, concentra 104 estandes, 80 expositores e mais de 600 oportunidades de negócios.
Neta edição, uma programação especial foi montada para as oportunidades ligadas aos empreendedores individuais e aos interessados nas oportunidades de Empreendedorismo Social e nos Econegócios. “Criamos quatro linhas de trabalhos, todas interligadas e com o objetivo não quantitativo de negócios, mais qualitativos, pois o importante é garantir que o empreendedor renda frutos positivos ao longo do tempo”, declarou o coordenador do evento, Walter Monteiro.
Na solenidade de abertura, o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Maurício Macedo, lembrou que o trabalho de três dias da feira é diminuir a distância entre os microempreendedores. “Temos de construir uma ponte sólida entre os fornecedores, que dependem um dos outros; o microempreendedor sozinho não consegui ir longe”, destacou. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edílson Baldez, elogiou a estrutura montada e a qualidade dos expositores. “A feira é um espaço de alto nível para aprendizado e fortalecimento de bons negócios”, destacou.
A diretora do Sebrae no Maranhão, Simone Macieira, destacou o papel estratégico da feira para o crescimento do estado. “Em todos os cantos, grandes empreendimentos prometem alavancar a economia do maranhense, e o Sebrae tem o dever de estar ao lado deste novo empreendedor. Por isso, o nosso conjunto de oficinas a palestras”, declarou.
Um dos espaços inéditos são os estandes dedicados aos Grandes Investimentos. Segundo Walter Mosteiro, a perspectiva de investimento no Maranhão é de R$ 100 bilhôes. “O importante é que esse investimento está distribuído em várias partes, por isso, é necessário capacitar novos empreendedores”, ressaltou.
Expositores – Dentro da linha dos econegócios, os expositores do projeto Coopgest, do Sebrae, direcionado para a reciclagem de material sólido, apresentou ao público produtos de decoração e móveis de material reciclado. “O trabalho que desenvolvemos no Anjo da Guarda começa pela conscientização da população em distribuir o seu lixo e em seguida levá-lo a reciclagem, depois é o trabalho de criação da peça em sofás, cortinas, mesas e peças de decoração feitas com papel e garrafas pet”, detalhou a vice-presidente da Coopgest, Rayara Campos.
Na avaliação do coordenador do evento, Walter Monteiro, os espaços são oportunidades únicas para que se desenvolva o espírito empreendedor. “Só no Maranhão são 25 mil empreendedores individuais que saem da informalidade e garantem, por meio de um pequeno negócio, grandes lucros”, afirmou o coordenador.
Seguindo esse exemplo, o criador de aves Mário Pires revelou que na última edição da Feira foi estimulado a profissionalizar a sua criação doméstica de aves. “Depois de um pouco mais de um ano, já forneço aves para aproximadamente vinte comércios do meu bairro, além de vender comida caseira, tudo com a orientação do empreendedor individual”, disse Mário pires.
Projetos bem-sucedidos também estavam em exposição. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) montou na feira vários estandes de projetos desenvolvidos em municípios de vários estados. “Trabalhamos na capacitação do profissional rural que trabalha com a produção de farinha, cachaça e de legumes para que além da sobrevivência possam gerar renda”, explicou o instrutor Ismael Gomes.
No espaço dedicado ao laboratório digital da feira, um dos atrativos foi o estande da Google. No local, foi oferecido o serviço gratuito de criação de sites e uma oficina de mini manutenção. Empresas de grande experiência também mostraram novidades. “Participamos de todas as seis edições e todos os anos aproveitamos para apresentar novidade de maquinário e produção, o sucesso se prolonga durante todo o ano”, ressaltou Marco Augusto Silva, representante da Olívio J. Fonseca.
Saiba mais
Histórico - Promovida pelo Sistema Sebrae desde 1992, a Feira do Empreendedor integra um circuito nacional bianual nos diferentes estados e regiões do país, recebendo a cada edição milhares de pessoas em busca de ideias, parcerias comerciais, orientações e informações sobre novos negócios.
Voltado para quem já é empreendedor e para quem quer abrir o seu próprio negócio, o evento tem como principal objetivo desenvolver e estimular a cultura empreendedora, auxiliando na criação de novos negócios e melhoria de processos que ajudam a elevar a competitividade das empresas que já estão no mercado.
Mais
Segundo dados da Feira do Empreendedor, a Região Nordeste é o segundo maior mercado consumidor do país. É responsável por 20% do total de tudo o que é consumido no Brasil hoje. (Fonte: O Estado do Maranhão)