Fiema relança Programa de Certificação

15-01-2011 15:08

Qualificar as empresas maranhenses para se tornarem potenciais prestadoras de serviços e fornecedoras de produtos. Este é o principal objetivo do Programa de Certificação de Empresas (Procem). A edição 2011 foi lançada em reunião técnica quinta-feira, na sede da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema). A meta é qualificar e certificar pelo menos 40 empresas este ano.

O Procem faz parte do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) desenvolvido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedic) e a Fiema, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). O programa é mantido por seis grandes empresas instaladas no Maranhão que têm interesse no fortalecimento de suas redes de fornecedores.

Este ano, o Procem deverá contemplar cerca de 40 empresas indicadas pelas empresas mantenedoras do programa - Alumar, Cemar, Ceste, MPX, Renosa e Vale - mais aquelas indicadas pela Fiema e Sedic.

As empresas que participarão do processo de certificação do Procem vão receber treinamentos e consultorias por meio de auditores e consultores, podendo ao final do programa, obter o selo de qualidade do Procem. Para tanto, devem alcançar o nível de qualificação exigido nas áreas da Qualidade e produtividade; Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente; Gestão Contábil Tributária e Trabalhista; e Responsabilidade Social.

“É necessário que as nossas empresas se capacitem para que estejam preparadas para atender às demandas de bens e serviços dos empreendimentos e dos novos investimentos que estão em implantação no estado”, afirmou o representante da Sedic junto ao Procem, José Oscar de Melo Pereira.

Para o superintendente corporativo do Sistema Fiema e superintendente regional do IEL, Marco Antonio Moura da Silva, a certificação é um diferencial competitivo para as empresas que passam pelo Procem. “Primeiro, a chance de superar eventuais problemas internos dentro da empresa, melhorando processos e adotando modelos de gestão em diferentes áreas, segundo a contínua obtenção de um nível de qualidade superior e diferenciado das demais empresas fornecedoras”, disse.

Moura ainda anunciou a parceria do IEL com o Sebrae em Imperatriz, com o objetivo de capacitar as empresas da região, ampliando o número de empresas atendidas para o interior, como parte da projeto da Fiema e Sedic de regionalizar as ações de desenvolvimento de fornecedores. Em sua sétima edição, o Procem já certificou 76 empresas maranhenses e a oitava edição deverá ter início já no segundo semestre de 2011.

 

(O ESTADO DO MARANHÃO; ED. 17.686; ECONOMIA – PÁG. 08)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621