Fiema comemora 43 anos e homenageia Sarney

22-11-2011 10:55

O presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB), recebeu ontem o Grande Colar do Mérito Industrial, homenagem da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão pela sua contribuição ao desenvolvimento industrial e econômico do estado. “O presidente Sarney plantou a semente, regou e, agora, está vendo germinar o furto conosco”, declarou o presidente da Fiema, Edílson Baldez das Neves. A homenagem a Sarney foi o ponto culminante da solenidade de aniversário dos 43 anos da entidade.

Emocionado na solenidade, José Sarney fez um histórico do trabalho que realizou pelo desenvolvimento do Maranhão, como governador, presidente da República e presidente do Congresso Nacional. “Desde que entrei na política, busquei entender as causas da pobreza e tentar resolvê-la. E vi que o Porto do Itaqui era o eixo central da redenção do Maranhão. Hoje, vivemos uma nova fase, exatamente para experimentar os frutos desta base”, disse o ex-presidente, destacando os projetos industriais previstos para o estado nos próximos anos.

Fazendo um levantamento histórico do trabalho de Sarney, e da própria Fiema, Edílson Baldez mostrou otimismo com os resultados agora colhidos pelo estado, frutos da semente plantada por Sarney. “A exemplo do que ocorreu com o Sul e o Sudeste nas décadas passadas, o Maranhão agora também experimenta este momento de crescimento”, destacou o presidente da Fiema, lembrando que a entidade por ele dirigida também fez a sua parte na construção do desenvolvimento.

Baldez destacou o trabalho da Fiema na valorização das empresas maranhenses, sobretudo para conquistar as oportunidades trazidas com os investimentos no estado. “Confiamos no governo Roseana Sarney (PMDB) e estamos juntos, para que o Maranhão possa se beneficiar com o resultado destes projetos”, frisou o industrial.

Momento - Para o senador José Sarney, o momento é o melhor possível para o Maranhão, sobretudo por que, em suas palavras, “o Nosso Senhor finalmente mostrou o que tinha preparado para nós, que são as reservas de gás, os estudos de petróleo as jazidas de ouro já estudadas no Maranhão”. O ex-presidente da República também revelou que a infraestrutura será garantida pela governadora Roseana Sarney, que conseguiu a ampliação a capacidade do Porto do Itaqui.

Além de Roseana e do vice-governador do Piauí, Antonio José de Morais, que representou a Confederação Nacional da Indústria, participaram da solenidade o ministro do Turismo, Gastão Vieira, o vice-governador Washington Oliveira (PT), o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jamil de Miranda Gedeon Neto, deputados federais e estaduais, senadores, prefeitos e representantes do setor produtivo.

Lideranças destacam - Políticos e líderes empresariais avaliaram o papel do ex-presidente na construção da infra-estrutura necessária ao estado, mesmo com as condições naturais adversas

As principais lideranças políticas do Maranhão parabenizaram ontem o senador José Sarney pela homenagem prestada na Federação das Indústrias do Maranhão. A começar pela governadora Roseana Sarney, todos eles destacaram o papel do ex-presidente na construção do Maranhão moderno. O ex-presidente da República foi chamado de “estadista” pelas lideranças industriais. O próprio Sarney se declarou “em eterna gratidão, que será guardada na memória”.

Após a entrega da comenda, o presidente do Congresso foi homenageado com um vídeo surpresa, que contava sua história e a visão que teve, de um Maranhão em desenvolvimento, mesmo com as dificuldades naturais que enfrenta.

Para Roseana Sarney, o presidente do Senado construiu as bases de um Maranhão que, até então, não via perspectiva de crescimento. “Sarney foi um visionário, ao construir as bases estruturais, que agora são aproveitadas neste novo momento”, afirmou a governadora.

História - Em discurso representando a CNI, o vice-governador do Piauí, Antonio Morais, disse que Sarney foi “um destacado protagonista de grandes momentos da nossa história”. Segundo o representante da indústria, o ex-presidente “notabilizou-se pelo processo de recondução democrática neste país”. Antônio Morais fez questão de ressaltar que a homenagem da Fiema é uma parte da retribuição que o Brasil lhe deve, “por este grandioso momento de liberdade pára este país”.

Companheiro político histórico do ex-presidente, o senador João Alberto de Souza (PMDB) lembrou que acompanhou Sarney em sua jornada para transformar o destino do Maranhão. “O Maranhão não tinha nada até o governo Sarney, quando recebeu as bases para um futuro que agora começa a se tornar presente”, disse João Alberto.

Na mesma linha, destacou o presidente da Assembléia, Arnaldo Melo. “Como homem do interior, sei muito bem o que foi feito neste Maranhão ao longo do governo Sarney, que serviu de base para o que somos hoje”, destacou.

Além das homenagens da Fiema, o próprio Sarney fez questão de distribuir um livreto de sua autoria, traçando a história do Maranhão, desde a colonização até os dias atuais, passando por todos os períodos de esperança e desilusão no desenvolvimento. O senador foi recebido em coquetel logo após a cerimônia de entrega do Grande Colar do Mérito Industrial. (M.A.D.)

Representantes de classe saúdam José Sarney durante homenagem

Empresários reconhecem o trabalho que Sarney realizou pelo Maranhão desde quando se elegeu govenador em 1965

Durante a festa e comemoração dos 43 anos da Fiema, o homenageado José Sarney foi saudado por diversas autoridades e representantes de entidades de classe. O presidente da Fiema, Edílson Baldez, ressaltou o marco histórico da Federação com a visão empreendedora de Sarney. “Esta é uma homenagem mais do que justa; é uma dívida que todos os empresários temos com Sarney, pois ele plantou as sementes do sucesso que hoje colhemos”, destacou.

O representante da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Antônio José Sousa, enfatizou que José Sarney é reconhecido por trabalhar com empenho para o crescimento do Maranhão. “Temos em Sarney uma figura ímpar do cenário nacional. Os maranhenses devem te orgulho de uma pessoa com tamanha relevância”, destacou

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Arnaldo Melo, disse que José Sarney é um marco da história nacional e local. “A honraria foi premiada com uma belíssima palestra do presidente Sarney, o que comprova dedicação mais do que merecida”, disse.

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Jamil Gedeon, reforçou os elogios à Sarney. “Poucos homens na história brasileira são uma unanimidade no que se refere a trabalho público”, lembrou.

Muito emocionado com a palestra do presidente do Senado, o presidente da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), Marco Túlio, reforçou o coro de admiradores. “Depois de hoje, tenho a completa certeza do homem correto. Se o Brasil hoje é forte é porque ele soube fazer uma transição com muita tranqüilidade do período da ditadura para a democracia”, enfatizou.

Apoio - O presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM) Haroldo Cavalcanti destacou o apoio de José Sarney à entidade. “Sarney sempre foi um grande guerreiro junto a Associação Comercial, buscando o avanço e progresso do Maranhão”, declarou o empresário.

O reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, aproveitou a oportunidade para lembrar o esforço de José Sarney enquanto governador em iniciar o projeto de ensino superior do estado. “A visão de gestor e de empreendedor de José Sarney funcionou como uma lente de aumento, que hoje conseguimos ver em sua plenitude. Vislumbrar o grande porto que hoje temos, a universidade que hoje possuímos foi o trabalho árduo de um grande gestor como Sarney”, disse Salgado.

O senador Edison Lobão ressaltou a figura política do José Sarney. “ Sarney, quanto meu pai, é de uma geração empreendedora que todos os políticos devem se espelhar”, disse. “

“Tive o orgulho de trabalhar junto de Sarney no começo do seu governo, no planejamento desse estado, e sei o quanto foi difícil desbravar e iniciar o crescimento deste Maranhão”, afirmou o presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), Benedito Buzar. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621