Fiema lança Indústria de Talentos

21-04-2012 12:16

 

Hoje no Maranhão projeta-se uma demanda futura de 200 mil profissionais qualificados em todos os níveis apenas para atender os projetos de expansão industrial anunciado para acontecer até 2017. Atenta a este cenário, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, por meio do Insituto Euvaldo Lodi (IEL), apresentou para empresários, educadores e secretários de estado, o Projeto Indústria de Talentos.

Trata-se de uma iniciativa que pretende facilitar o diálogo entre alunos, empresas, governo e instituições de ensino no que se refere à assertividade em relação a escolha de profissõese a formação de profissionais nos mais diversos níveis, para dar oportunidade aos maranhenses de terem acesso às chances geradas pelos novos empreendimentos que estão se instalando no estado e desta forma ajudar a equalizar a demanda por profissionais qualificados e a oferta de empregos.

“Teremos um evento dividido em dois momentos. No projeto Indústria de Talentos acontecerá a 1ª Feira de Profissões para Indústria, onde as emoresas e instituições de ensino maranhenses poderão mostrar aos estudantes, suas demandas e ofertas e o perfil de profissionais que serão necessários no futuro e o 6ª Encontro de Estágio, com palestras voltadas para orientação pra estudantes de nível médio e superior sobre o mercado de trabalho que eles vão encontrar. É um esforço para tentar diminuir o déficit de mão de obra qyalificada que há no estado hoje”, disse o superintendente do IEL, Marco Antônio Moura.

Representatividade

O evento de lançamento reuniu representantes de empresas, como MPX, Petrobrás, Alumar e Vale; de instituições de ensino, como Uniceuma e Ufma, e os secretários de estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, da Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, e de Ciências e Tecnologia, Olga LEnza.

O gerente de relacionamento com o Governo da Caixa, Emílio Murad, afirmou que o projeto é bem vindo. “Uma iniciativa com está é atual e necessária para sustentar o crescimento futuro do estado. A Fiema sai na frente com este programa ousado”, comentou. Já o gerente administrativo da indústria de bebidas Renosa, Chrystiano Cândido, afirmou que o projeto da Fiema agrega valor para a iniciativa privada. “Será uma oportunidade de conhecer empresas e trocar ideias sobre o mercado de trabalho. Será uma prática estruturada para tentar reduzir a defasagem que temos hoje em termos de mão de obra”, observou o executivo da engarrafadora. O projeto Indústria de Talentos está marcado para acontecer em agosto de 2012. (Fonte: O Imparcial)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621