Fiema realiza encontro para discutir resultados do Nordeste Competitivo
Projeto para tornar mais competitivo o sistema logístico do Nordeste já tem primeiro diagnóstico
Depois de receber o diagnóstico sobre as principais cadeias produtivas maranhenses e a logística de cada uma delas no Maranhão, a Federação das Indústrias (Fiema) recebe, hoje, às 19h, empresários, representantes do governo e entidades de classe em um encontro para discutir os primeiros resultados do Projeto Nordeste Competitivo.
A apresentação será realizada pela consultoria Macrologística, contratada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para desenvolver o projeto no Maranhão e em outros oito estados do Nordeste. No estado, foram pesquisadas 15 indústrias dos ramos de alimentos, bebidas, alumínio, papel e celulose, fertilizantes, assim como órgãos do governo do estado e sindicatos.
As entrevistas com as empresas servirão para identificar o volume de carga que cada setor movimenta e quais as principais vias de escoamento. Como resultado, para cada cadeia produtiva que compõe o Projeto Nordeste Competitivo, foram traçados mapas de produção por município e as principais rotas de escoamento da produção (rodovia, ferrovia, hidrovia, dutos, longo curso).
Alternativas - Segundo a consultoria, esse resultado facilitará a compreensão das alternativas de infraestrutura existentes em cada estado participante do projeto, dando ainda um diagnóstico de quanto é gasto atualmente pelas empresas com transporte (carretas, ferrovias, portos, entre outros). Paralelamente à entrega dos primeiros resultados, já está em andamento mais uma etapa do projeto.
Um dos pontos principais na segunda fase do projeto será a validação dos eixos integrados de transporte que farão parte do estudo de modelagem. Para tanto, no encontro de hoje em São Luís, deverão ser traçados os eixos a serem estudados passarão pela validação dos parceiros do projeto. (Fonte: O Estado do Maranhão)