Fossati vai apresentar o Itaqui no I Seminário Portos, na AL

27-04-2011 09:31

 

 

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) é apoiadora oficial do I Seminário Portos no Brasil e no Maranhão, evento que acontecerá amanhã (28), a partir das 8h30, no Auditório Fernando Falcão, na Assembléia Legislativa. O seminário reúne autoridades estaduais e federais do setor portuário para a discussão de temas atuais como estrutura, logística, mercado, obstáculos e realizações na conjuntura portuária brasileira, em especial no Maranhão, que dispõe de um complexo portuário de destaque no cenário mundial. A promoção é da Assembléia Legislativa do Maranhão.

O presidente da Emap, Luiz Carlos Fossati, é um dos palestrantes do evento e defenderá o tema: "O desenvolvimento do Porto do Itaqui e os ganhos para o país". A apresentação está prevista para as 15h10, com abertura, em seguida, para perguntas e debates.

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney, foi convidada a abrir o evento junto ao presidente da AL-MA, deputado Arnaldo Melo (PMDB); o ministro da Secretaria de Portos (SEP), Leônidas Cristino; o presidente da Emap, Luiz Carlos Fossati; e o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho.

De acordo com a programação do evento, o ministro da SEP, Leônidas Cristino, inicia às 10 horas o ciclo de palestras e painéis, apresentando os "Investimentos do Governo Federal nos Portos do Brasil e o Plano Nacional de Logística Portuária". Logo após, o diretor-geral da Antaq, Fernando Fialho, mostra o "Cenário Atual e Perspectivas do Setor Aquaviário Brasileiro".

À tarde, Maurício Macedo - secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Maranhão - será mediador do primeiro painel que engloba as palestras do diretor de Logística Carga Geral da Vale e presidente da Ferrovia Centro-Atlântica, Marcello Magistrini Spinelli, cujo tema será "Investimentos da Vale no corredor de Exportação Norte"; a palestra de Wilen Manteli, presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), que abordará "Os avanços e gargalos dos portos brasileiros"; e a palestra do presidente da Emap.

O segundo painel, que encerra o seminário, assegura a discussão sobre logística e infra-estrutura portuária, com a participação do consultor para Logística e Infraestrutura da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Luiz Antonio Fayet; do consultor logístico portuário, Frederico Victor Moreira Bussinger; e do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edílson Baldez. O mediador do painel será o secretário de Estado de Infraestrutura do Maranhão, Max Barros.

Estatística - Segundo informações da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), na última década, o volume de cargas nos portos e terminais brasileiros quase dobrou, passando de 443 milhões para 833 milhões de toneladas. Sabe-se que 95% da corrente de comércio brasileira passa pelos portos. Esses números indicam que o setor é altamente prioritário para o desenvolvimento nacional.

Além da Emap, o evento tem o apoio da Antaq, Banco do Nordeste e Odfjell Terminals (Granel Química), e patrocínio da Agrosserra, Grupo Mateus e Grand São Luís Hotel.

O objetivo da Assembléia é ampliar, no âmbito do Legislativo, a transferência de conhecimentos sobre portos e sua significância para a economia brasileira no mercado mundial, cada vez mais competitivo. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621