Foster ligou ao ministro Lobão informando-o do encontro com o governo

11-07-2012 10:40

Presidente da Petrobras encerrou especulações acerca de suposta paralisação do projeto.

Brasília - Pouco antes de confirmar o compromisso da Petrobras com a construção da Refinaria Premium I, em Bacabeira, a presidente Maria das Graças Foster telefonou ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para informar que havia cumprido a sua recomendação de tranquilizar o governo e a população maranhense sobre a importância do empreendimento.

No fim da semana passada, preocupado com a repercussão da divulgação do Plano de Negócios da empresa, que deixou em dúvida a execução do projeto, o ministro conversou com a presidente Dilma Rousseff e, sem seguida, com a presidente da Petrobras. E recomendou-a que viesse a São Luís para um encontro com a governadora Roseana Sarney, durante o qual faria um comunicado oficial para encerrar as especulações em torno da suposta paralisação das obras em Bacabeira, que estão na fase de terraplenagem.

Ao ministro, a presidente da Petrobras garantiu que, na busca do equilíbrio entre oferta e demanda de derivados, a refinaria do Maranhão é uma prioridade. Ela disse que, embora o projeto esteja sendo adequado a parâmetros internacionais de preço, prazo e uso de tecnologia, "ele é perfeitamente viável, e vamos realizá-lo".

Inimigos do Maranhão - O ministro, que também falou ao telefone com a governadora Roseana Sarney, disse que as refinarias programadas pela Petrobras - além do Maranhão, serão construídas unidades no Ceará, Pernambuco e Rio de Janeiro - , "são fundamentais para o desenvolvimento do Brasil".

"Como ministro de Estado e como senador da República, resolvi empunhar a bandeira dessa refinaria, pois sei o quanto ela vai representar para o processo de desenvolvimento do Maranhão. Vou acompanhar essa obra passo a passo, para que os maranhenses possam usufruir dos seus benefícios", ressaltou Lobão.

Edison Lobão, que foi recebido ontem em audiência pela presidente Dilma Rousseff, disse que ficou satisfeito com as explicações da presidente da Petrobras, pois, segundo ele, "a nota oficial da empresa vai calar os inimigos do Maranhão. Aqueles que só torcem pelo nosso fracasso e apostam no atraso". (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621