Fragata vai atracar no Itaqui em operação

08-11-2011 09:43

RIO - O Comando do 4º Distrito Naval da Marinha do Brasil realiza neste mês a Operação Vigiar Atlântico 2011, empregando meios marítimos e aeronavais para patrulhar o litoral Norte e Nordeste. Durante a realização do exercício, a fragata Independência vai atracar no Porto do Itaqui, do dia 18 até o dia 21. A Marinha não informou se haverá visitação pública ao navio.

Além do Porto do Itaqui, a fragata Independência tem programadas visitas aos portos de Belém (PA), Fortaleza e Mucuripe (CE) e Natal (RN). A operação tem o propósito de realizar patrulha naval nas águas jurisdicionais brasileiras, implementar ações de presença nessas áreas marítimas e importantes pontos da chamada Amazônia Azul, e incrementar o adestramento em ação de interdição marítima.

Chamado de Grupo-Tarefa 710.2, responsável pela execução da operação, será composto pela fragata Independência (F-44), subordinada ao Comando da Força de Superfície e sediada na Base Naval do Rio de Janeiro; e pelos navios-patrulha Bocaina (P-62) e Guanabara (P-48), subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte e sediados na Base Naval de Val-de-Cães (Pará).

O Grupo-Tarefa será comandado pelo contra-almirante Wagner Lopes de Moraes Zamith, comandante da 2ª Divisão da Esquadra (ComDiv-2) e contará, ainda, com um helicóptero Super Lynx (AH-11A), orgânico à Fragata Independência.

Durante a patrulha da Fragata Independência, em períodos pré-alocados, serão realizados, também, exercícios com os navios: Fragata Edinburgh (D-97) e Navio-Tanque Wave Ruler (A-390) pertencentes a Marinha do Reino Unido (Inglaterra), em trânsito pela área de operação, visando ao incremento da interoperabilidade com a marinha britânica.

Independência - A fragata Independência tem mais de 30 anos de incorporação à Marinha do Brasil. O navio pesa 3,7 mil toneladas à plena carga e tem 129,2 metros de comprimento, 13,5 metros de largura (boca) e 5,5 metros de calado (medida que vai da linha d´água até o fundo do navio). A fragata navega a uma velocidade máxima de 30 nós (cerca de 57 km/h) e comporta uma tripulação de 217 homens.

De acordo com dados do site da Marinha, a fragata é equipada com mísseis MM-40 Exocet (antinavio), Aspide (antiaéreo), um canhão de 4,5 polegadas com alcance de 22 km, além de dois canhões antiaéreos de 40 mm, bem como lançadores de torpedos MK-46 e lançador de foguetes antissubmarino.

Itaqui - Frequentemente navios da Marinha do Brasil utilizam o Porto do Itaqui para abastecimento de combustível e provisões. As visitações públicas são raras. A última vez que os cidadãos ludovicense pôde conhecer um navio militar foi em julho do ano passado, quando da passagem do veleiro Cisne Branco em São Luís.

O veleiro representa o país em eventos náuticos nacionais e internacionais. Trata-se de um dos maiores barcos do mundo em sua categoria, construído sob encomenda da Marinha brasileira para comemorar os 500 anos do descobrimento do Brasil.

Mais

A Fragata Independência (F 44) é o quinto navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil e o quinto de uma série de seis fragatas da classe Niterói, ordenadas em 20 de setembro de 1970 como parte do Programa de Renovação e Ampliação de Meios Flutuantes da Marinha, e a primeira construída pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), na Ilha das Cobras (RJ). Teve sua quilha batida (casco 71), em cerimônia conjunta com a da Fragata União, em 11 de junho de 1972 e foi batizada e lançada em 2 de setembro de 1974. A madrinha foi a sra. Luci Geisel, esposa do então presidente da Republica Ernesto Geisel. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621