Futuro do setor portuário do país será debatido

29-03-2011 08:48

 

RIO - Pressionado pelo aumento das exportações e pelas perspectivas de crescimento da economia, o setor portuário brasileiro vive um momento decisivo, com demanda por maior eficiência, ampliação de investimentos e oportunidades de expansão. Estas e outras questões do futuro da infra-estrutura portuária brasileira integrarão a pauta do Fórum Portos Brasil 2011, que a IBC promoverá no Rio de Janeiro, de 10 a 12 de maio.

Para abrir a edição de 2011 do tradicional encontro, a IBC convidou a Secretaria Especial de Portos para apresentar sua visão sobre as perspectivas de desenvolvimento de portos no país. Em seguida, serão debatidos temas como a evolução dos portos e da navegação de cabotagem nas metrópoles que integram o Mercosul, a visão do BNDES sobre os investimentos no setor, legislação e regulamentação portuária, qualificação de mão-de-obra, desenvolvimento intermodal e de áreas retroportuárias, além da integração da atividade turística nos portos brasileiros.

Destacam-se na lista de palestrantes do fórum o presidente da ABTP - Associação Brasileira de Terminais Portuários, Wilen Mantelli, o secretário da Política Nacional de Transportes, Marcelo Perrupato e Silva, o vice-almirante Eduardo Bacelar Leal Ferreira, diretor de Portos e Costa da Marinha do Brasil, a presidente do Sindario, Marianne Von Lachmann, o diretor da Antaq, Tiago Lima, o gerente de Transportes e Logística do BNDES, Dalmo Marchetti, e o engenheiro Paulo Augusto Vivacqua, presidente do Consórcio do Corredor Atlântico do Mercosul, entre outros.

Agenda - Na parte dedicada às experiências práticas, os participantes poderão compartilhar conhecimentos com o diretor da autoridade portuária de Houston, EUA, John Cuttino, e com o presidente da Câmara Brasil-China, Charles Tang, que mostrará as boas práticas adotadas no porto de Xangai (China).

No âmbito nacional, estão programadas palestras dos diretores-presidentes da Cia. Docas do Pará, Carlos Ponciano, e da Cia. Docas de São Sebastião, Casémiro Tércio Carvalho, além do subsecretário de Transportes do RJ, Delmo Pinho. Haverá ainda um workshop pós-fórum para debater os desafios e perspectivas de crescimento da cabotagem no Brasil. O 12º. Fórum Portos Brasil 2011 é uma iniciativa da IBC, com o patrocínio do Grupo Libra e da Hobeco, apoio do Governo do Rio de Janeiro além de diversas entidades do setor.

(Fonte: O Estado do Maranhão, Ed. 17.759, Portos – pág. 08)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621