Gasoduto terá novo traçado com descoberta de gás no leste do MA.

04-10-2011 10:32

A transportadora Meio-Norte, dona do projeto de distribuição de gás por meio de um gasoduto, desistiu do projeto original, cuja ponta de entrada era o porto cearense de Pécem. O motivo é a descoberta de uma nova fonte fornecedora do projeto: os campos de gás que a OGX – empresa do grupo EBX, do empresário Eike Baptista – descobriu no sudeste do Maranhão.

Com o redesenho do projeto, que começou a ser discutido em 2001 e não se mostrou viável por causa da falta de produto para fornecimento – a Petrobrás nunca conseguiu garantir que teria gás natural para entregar a TMN.

Agora o traçado do gasoduto – que antes previa trechos no Ceará e no Piauí com 948 quilômetros de extensão – passará exclusivamente pelo estado, será desenvolvido em duas etapas e terá 228 quilômetros a menos do que o projeto original.

A primeira etapa interligará Peritoró à São Luís, terá 250 quilômetros de extensão e já tem licenciamento tanto da Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) quanto o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A segunda etapa vai interligar Mirando do Norte a Imperatriz, terá 448 quilômetros e já tem licença de instalação emitida pela Secretaria estadual de meio ambiente (Sema). A TMN recentemente pediu prorrogação desta licença. Juntos os dois ramais do gasoduto da TMN somam 698 quilômetros.

Hoje a estatal Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), que é responsável por fazer o gás natural chegar ao consumidor final, e a TMN estão negociando com a OGX para ter produto para fornecer para os seguimentos industrial, comercial, residencial e automotivo.

A perspectiva é que os campos de gás da OGX comecem a produzir gás na Bacia do Parnaíba no segundo semestre de 2012 e deverá produzir 5,7 milhões de metros cúbicos de gás por dia no ano seguinte. Esta produção, além de suprir a demanda da Gasmar e da TMN, irá fornecer o combustível para as usinas termelétricas que a MPX, outra empresa do grupo EBX, vai construir em Santo Antonio dos Lopes. (Fonte: O Imparcial).

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621