Governadora cobra do Governo Federal providências para obra

12-10-2011 10:21

A governadora Roseana Sarney cobrou da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Oliveira Passos, providências em relação ao cancelamento da licitação para a duplicação da BR-135. O senador José Sarney (PMDB) também demonstrou preocupação com a questão e deverá vir ao Maranhão para apoiar o movimento, que exigirá a retomada da concorrência para a execução da obra. Segundo informou ontem o secretário estadual de Cidades, Pedro Fernandes, em entrevista ao jornalista Roberto Fernandes, da Rádio Mirante AM, a chefe do Executivo estadual e o presidente do Senado não concordaram com a decisão do Governo Federal de tornar sem efeito o processo licitatório iniciado em julho deste ano.

Após o cancelamento da licitação, o Maranhão deverá receber uma equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A visita ainda não tem data definida, mas servirá para definir se os serviços serão classificados como prioritários em caráter nacional.

A licitação foi interrompida em julho, quando já estava em processo de habilitação de empresas concorrentes. Ainda em junho, sete empresas entregaram ao DNIT documentação para participar da disputa, em Brasília.

Já sob novo comando, com Paulo Sérgio Passos, foi sugerido um novo modelo de edital de licitação, o que invalidou todas as 25 concorrências nacionais lançadas pelo Governo Federal que estavam em vigor no período.

Segundo Gerardo Fernandes, superintendente do DNIT no Maranhão (DNIT-MA), para que a duplicação da BR-135 ocorra, uma equipe de Brasília deverá visitar os estados em que aconteceriam as obras. Entre eles, o Maranhão estará nos destinos. "Recebi um ofício sexta-feira informando que terá de haver essa visita de uma comissão de obras", explicou.

A vistoria servirá para classificar quais obras no país possuem caráter emergencial. Para Gerardo Fernandes, o Maranhão deverá entrar na lista. “A BR-135 com certeza será uma prioridade”, disse. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621