Governo abre última rodada de negociações sobre dívida da Vale

11-08-2011 09:18


São Paulo - O governo montou um grupo de trabalho para discutir a dívida da Vale referente ao pagamento dos royalties do setor de mineração, a chamada Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM).

O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) vai encabeçar as reuniões com a empresa durante um período de 60 dias. A primeira reunião do grupo será realizada hoje. Será a última tentativa de resolver administrativamente a dívida, estimada em R$ 4 bilhões pelo governo e contestada pela mineradora.

Segundo o DNPM, os cálculos da dívida serão refeitos em conjunto. Se houver consenso sobre o tamanho do débito, a disputa jurídica será descartada.

No caso de não haver acordo e a Vale continuar considerando a dívida menor do que a cobrada, a mineradora será orientada a pagar o valor que considera ao DNPM, que repassa o dinheiro à União, estados e municípios produtores. Enquanto isso, o governo entrará na Justiça para obter o restante do débito.

Enquanto o DNPM cobra cerca de R$ 5 bilhões, a Vale defende que a cobrança, se procedente, não passa da metade desse valor.

Mais

- O governo formula um novo marco regulatório do setor mineral, que inclui mudanças na cobrança da CFEM, nome técnico dos royalties.

- Os royalties estão na faixa de 2%, mesmo valor para o minério de ferro. Os municípios querem um aumento de até 5%.

- A CFEM tem como base o faturamento líquido das mineradoras, descontados custos com transporte e tributos. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621