Governo apresenta a empresários programa Maranhão Profissional

01-02-2012 08:41

Dos 400 mil trabalhadores a serem qualificados para as novas empresas no Maranhão, 100 mil já foram capacitados

As ações do Governo do Estado nas áreas de ciência e tecnologia, trabalho e emprego, indústria e comércio e qualificação profissional foram apresentadas, ontem, a empresários maranhenses durante o I Encontro Intersetorial promovido pelo Instituto Empresarial do Maranhão (ICE), com o apoio do governo.

O foco das palestras foi o programa Maranhão Profissional, que tem como meta qualificar 400 mil trabalhadores.

O vice-governador Washington Oliveira afirmou ser importante a parceria do governo com a classe empresarial e com a sociedade civil e destacou que é nesse esforço que será intensificado o desenvolvimento do estado. "Um desenvolvimento que tem que ser equilibrado e por isso o ICE é um órgão importante porque tem uma visão social da ação empresarial", disse.

O grande desafio do governo neste momento, segundo Washington Oliveira, é acompanhar o desenvolvimento e as oportunidades que estão se instalando com os grandes projetos que somam R$ 100 bilhões de investimentos em todas as regiões e que vão gerar 250 mil novas vagas de trabalho.

"Temos de qualificar os trabalhadores maranhenses para que participem deste grande momento de impulso da econômica, principalmente a população menos favorecida", disse.

Empresas - Atualmente, segundo Nilson Ferraz, o ICE representa 80% do PIB do Maranhão e o encontro é uma iniciativa muito válida. "Nós temos empresários como os da Vale, da Suzano, Alumar e outras empresas que estão investindo no Maranhão e essa troca de idéia, de experiência, é salutar na busca da capacitação da mão de obra", destacou o diretor do instituto. "Capacitar e qualificar 400 mil pessoas no estado nos próximos anos é um desafio muito grande, mas é possível: o maranhense é capaz, é inteligente e sedento por oportunidade e o momento que o Maranhão vive é muito positivo", completou.

Antônio Heluy destacou a importância da parceria com os empresários e informou que, por meio da secretaria, 17 mil trabalhadores foram inseridos no mercado de trabalho em 2010.

Ele informou que agora as agências de emprego do governo se chamarão Busca Emprego. "Elas têm apoio do Sine e oferecem orientação, cursos de qualificação e vagas de trabalho", explicou. As informações da agência também serão disponibilizadas pelo site www.buscaemprego.ma.gov.br, ora em construção.

O secretário de Indústria e Comércio, Maurício Macedo, disse que a missão do governo é fazer com que as ações na área de trabalho e emprego e na busca de novos investimentos para o estado, fossem otimizadas para consolidação dos projetos que estavam em fase de aproximação com o Maranhão. "O resultado disso é que todos os grandes projetos anunciados estão em andamento, alguns em conclusão", informou Macedo.

Ciência e tecnologia - A secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Olga Simão, falou sobre os projetos estratégicos para a pesquisa, desenvolvimento e inovação em 2012. Ela disse que está sendo feito um trabalho de articulação com as secretarias, com sociedade civil, empresariado e academia visando desenvolver a ciência, tecnologia e inovação no estado.

Os programas que estão sendo trabalhados para 2012 pela Sectec são principalmente na área de inclusão produtiva. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621