Governo do Estado amplia investimentos na área de ciência e tecnologia

14-03-2012 08:31

Mais de R$ 40 milhões serão investidos este ano no financiamento de projetos de pesquisa

Na busca pela promoção do desenvolvimento do estado, do combate à pobreza extrema e da melhoria da qualidade de vida da população maranhense, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), investirá este ano mais de R$ 40 milhões no financiamento de projetos de pesquisa. Serão 40 editais disponibilizados ao longo de 2012 na página da fundação – www.fapema.br.

Os recursos são destinados a bolsas, auxílios, convênios federais, programas de divulgação científica, inserção de pesquisadores nas empresas e projetos estratégicos, em todas as áreas do conhecimento.

O lançamento do pacote de editais aconteceu segunda-feira (12), no Palácio Henrique de La Rocque, em solenidade presidida pelo vice-governador Washington Oliveira e coordenada pela secretária de Ciência e Tecnologia (Sectec), Olga Simão, e pela presidente da Fapema, Rosane Guerra. O presidente da Rede Europeia de Living Labs, Álvaro Duarte de Oliveira, participou do evento como palestrante da tarde, abrindo a primeira edição deste ano do Projeto Colóquios Fapema.

Entre as autoridades presentes no evento, os secretários de Estado, Conceição Andrade (Desenvolvimento Agrário), Jura Filho (Turismo), Alberto Franco (Assuntos Estratégicos), Luiza Oliveira (Direitos Humanos) e Cristina Loyola (adjunta da Saúde). Participaram ainda, o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, José Augusto Oliveira, Ilton Rangel (IFMA), Fernando Carvalho (UFMA), Valério Monteiro (Uniceuma) Marco Moura (Fiema), além de parceiros, universitários, professores, pesquisadores e demais convidados.

O vice-governador Washington Oliveira, disse ser um marco o momento do lançamento dos editais para Governo do Estado, que, segundo ele, tem dado prioridade às áreas da pesquisa, ciência e tecnologia com a expansão de universidades, consolidação de cursos estratégicos e programas voltados ao combate a pobreza extrema. “A Fapema oportuniza a toda comunidade acadêmica a participação em programas e projetos que venham trazer desenvolvimento e inovação para o estado”, observou Washington Oliveira.

SBPC - Ele ressaltou que o governo será parceiro na 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada em São Luís de 22 a 27 de julho deste ano. “Na próxima semana, será realizada uma reunião com todos os secretários de Estado que tenham atividades envolvidas na SBPC. E, hoje, a Fapema lança edital específicos para o evento, o que é muito positivo para Maranhão”, destacou .

A secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Olga Simão, destacou o significativo aumento nos investimentos do Governo do Estado na área da ciência e tecnologia. “É um compromisso que o Governo do Estado tem em promover e difundir a ciência e tecnologia no Maranhão”, disse.

Segundo a secretária, a demonstração clara que o governo dá é a continuidade do lançamento dos editais e cada vez com mais novidades como a inclusão de editais específicos para SBPC e o de “Projetos Estratégicos para o Maranhão”, em que se busca o combate à pobreza extrema. “Estamos felizes hoje com os investimentos e comprometimento do Governo do Estado nas áreas da ciência e tecnologia”, ressaltou Olga Simão.

Com o lançamento dos editais, a Fapema cumpre o seu papel de fomentadora da ciência, tecnologia e inovação no Maranhão, proporcionando aos pesquisadores maranhenses condições para a realização de projetos de pesquisa e intermediando a transformação do conhecimento científico. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621