Governo do Estado e prefeitos debatem a metropolização

19-08-2011 09:21


Na última etapa do Seminário Regional de Lideranças realizada ontem envolvendo os prefeitos da região metropolitana de São Luís, se iniciou a sistematização das propostas apresentadas pelos gestores municipais. "As propostas servem como um painel da pluralidade das regiões. São várias demandas, baseadas nas características de cada localidade", afirmou o secretário-chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva. Na reunião de ontem, prevaleceu o debate sobre a metropolização da região.

Um novo encontro entre os prefeitos e o Governo do Estado deve ser realizado até o fim deste mês, quando será apresentado o relatório com as propostas apresentadas pelos gestores municipais. "A governadora só indicou as diretrizes, mas as propostas estão sendo apontadas pela sociedade. A fase final do projeto será a execução das políticas públicas", explicou o secretário de Articulação Política, Hildo Rocha.

A edição de São Luís do Seminário de Lideranças teve a presença dos prefeitos de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB); Paço do Lumiar, Bia Venâncio (PDT); e Raposa, Onacy Paraíba (PP), além de lideranças de municípios mais próximos, como Alcântara e Bacabeira. Nenhum representante da Prefeitura de São Luís foi ao evento.

Representando a governadora Roseana Sarney (PMDB), o vice-governador Washington Oliveira (PT) lembrou que o desejo do governo é ouvir as pessoas para que, a partir da realidade de cada município, defina o programa governamental. "O governo vai implementar ações, dentro das limitações orçamentárias, agindo diretamente nas necessidades básicas da população", afirmou Oliveira.

As palestras do evento foram ministradas pelos secretários Luis Fernando Silva, Hildo Rocha, Max Barros e Fábio Gondim. Também participaram os secretários Pedro Fernandes (Cidades), José Antonio Heluy (Trabalho e Economia Solidária), Victor Mendes (Meio Ambiente), Maurício Macêdo (Indústria e Comércio) e Israel Ferreira (Assuntos Estratégicos), além dos presidentes da Assembleia, Arnaldo Melo (PMDB) e Edmar Cutrim, do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Gestores discutem metropolização

A instalação da região metropolitana de São Luís voltou a ser discutida, ontem, durante a 11ª edição do Seminário Regional de Lideranças. Segundo deputados, secretários e gestores municipais, a ideia dos seminários e da gestão compartilhada do governo pode ser o embrião da metropolização na Grande São Luís.

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, a integração entres as esferas de poder é fundamental para o desenvolvimento. "Essa é uma forma nova de implementar políticas públicas. A governadora Roseana está de parabéns em ouvir as reivindicações dos municípios, um gesto claro de integração", assinalou. O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, declarou que a iniciativa é importante para que sejam definidas as futuras diretrizes para o Maranhão, de acordo com as necessidades de cada lugar. "As políticas públicas podem ser executadas em conjunto. Defendo a efetivação da região Metropolitana e aposto na municipalização", defendeu.

Coube ao secretário de Infraestrutura, Max Barros, a palestra "Região Metropolitana de São Luís - Problemas e propostas". Ao elencar os projetos de sua pasta, ele destacou a importância de estruturar São Luís e região para os 400 anos de fundação da cidade . "Além disso, temos um amplo programa rodoviário que beneficia os acessos municipais", ressaltou.

Entre os projetos da Sinfra estão o de valorização do Centro Histórico de São Luís, que envolve reforma em prédios históricos e recuperação de ruas e calçadas em toda a extensão da Praia Grande e adjacências. Barros citou as obras de reforma do Castelão, elencou o andamento da construção da Via Expressa, obra que vai marcar os 400 anos de São Luís.

Luis Fernando proferiu em seguida a palestra "Desafios da Região Metropolitana de São Luís diante do desenvolvimento do Estado do Maranhão". Ele destacou exatamente a nova forma de planejar o estado trazida pelos seminários. "O objetivo é alavancar o desenvolvimento do estado", disse.

Também com o tema metropolização, Maurício Macêdo apontou os projetos de impacto para a região de São Luís. "É importante que os prefeitos e líderes comunitários conheçam os investimentos que estão sendo implantados no Maranhão. Todos os projetos vão trazer impactos, principalmente para a Região Metropolitana e os municípios devem estar preparados para esses momentos", destacou.

Mais

Além de São Luís, o Seminário Regional teve edições em Rosário (19/05), Santa Inês (07/06), Presidente Dutra (15/06), São João dos Patos (01/07), Pedreiras (08/07), Timon (15/07), São Bento (22/07), Balsas (27/07), Imperatriz (29/07) e Itapecuru-Mirim (05/08). Em todos os municípios contou com a parceria da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas do Estado (TCE). (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621