Governo e Ceste fecham parceria para fiscalização ambiental na área da UHE
A governadora Roseana Sarney assinou, na manhã de ontem, no Palácio dos Leões, convênio com o Consórcio Estreito Energia (Ceste) com o objetivo de garantir fiscalização ambiental na área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE) durante os dois primeiros anos de operação.
De acordo com os termos do convênio, o Ceste apoiará a Sema a ampliar suas ações em Imperatriz. "O consórcio ficou de prover os recursos, veículos e equipamentos de informática para viabilizar a implantação dessa unidade da secretaria em Imperatriz", informou o diretor- presidente do Ceste, José Renato Ponte. A fiscalização é necessária para que a lei ambiental seja cumprida e não haja danos ambientais. O convênio prevê desembolso imediato para melhoria da unidade da secretaria. O valor destinado pelo Ceste é de R$ 200 mil.
O secretário de Estado de Meio Ambiente, Vitor Mendes, disse que o convênio permitirá a descentralização de algumas ações da secretaria. "Imperatriz, assim como São Luís e boa parte do Maranhão, vive um momento de expansão. Temos o Ceste, com a hidrelétrica, a Suzano e outros grandes empreendimentos na região. Então a Sema precisa se descentralizar", observou.
Ele adiantou que a secretaria já vem realizando ações no local para combater a poluição e a degradação ambiental. "O convênio garantirá uma melhor estrutura para dar celeridade ao trabalho", acrescentou.
Operação - Duas das oito turbinas da UHE Estreito já estão em operação. A energia gerada já integra o Sistema Interligado Nacional (SIN). A previsão é de que até junho de 2012 todas as unidades geradoras estejam em operação comercial, produzindo 1.087 MW de energia, o suficiente para abastecer uma cidade de 4 milhões de habitantes. (Fonte: O Estado do Maranhão)