Governo do Estado expande serviço de instalação de Cetecmas em municípios

09-06-2012 08:14

Objetivo do Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão é possibilitar a preparação de jovens, oferecendo diversos cursos.

O Governo do Estado está construindo mais um Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma), desta vez em São José de Ribamar. O objetivo é atender à política formulada para a área de educação e de desenvolvimento científico e tecnológico.

Para isso, o Governo do Maranhão criou diferentes polos de desenvolvimento regional, com a finalidade de implementar ações voltadas para a educação, a ciência, a tecnologia e o trabalho.

Nesse contexto, os centros têm como função primordial possibilitar ampla capacitação científico-tecnológica, oferecendo cursos nos níveis básicos e técnicos de nível médio.

O Cetecma tem como missão promover a qualificação e requalificação profissional por meio de programas de capacitação, geradores de oportunidades de trabalho, renda, empreendimentos e a disseminação de conhecimentos tecnológicos em benefício do desenvolvimento econômico e social do estado.

O público-alvo dos Cetecmas são alunos do ensino médio, professores das redes de ensino estadual e municipal, profissionais, jovens e adultos que atuam ou pretendem ingressar no mercado de trabalho.

Obra – A obra de construção do Cetecma de São José de Ribamar foi lançada ontem pela Secretaria de Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), na Avenida Panaquatira, acesso ao povoado Mutirão.

A construção está orçada em R$ 3.036.334,57, a ser edificada em um prazo de 330 dias contados da data de recebimento da ordem de serviço. A Prefeitura de São José fez cessão do terreno de cerca de 8.000 metros quadros e realizou a terraplanagem.

O ribamarense ganhará um Cetecma, que disporá de uma área construída de 3.000 metros quadrados, com quatro salas de aula, sete laboratórios, sendo dois de acordo com a demanda da cidade, dois auditórios, biblioteca, sala de videoconferência e uma quadra poliesportiva.

“Ao iniciarmos a construção de mais este Cetecma, estamos abrindo caminho para os tecnólogos no Maranhão, pois serão oferecidos, em São José de Ribamar, vários cursos técnicos. Um estado que tem uma população que, ao se dar oportunidade, em muito ajudará no crescimento e desenvolvimento do estado”, enfatizou a secretária Olga Simão.

O erguimento do Cetecma também foi possível com a parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com o Ministério da Educação, inserido no Programa Brasil Profissionalizado, que tem como objetivo implementar políticas de educação profissional e tecnológica nos níveis federal, estadual e municipal.

Mais

Os Cetecmas são integrados à educação de jovens e adultos em todos os sistemas de ensino, nas modalidades presencial e à distância, pautadas em diagnósticos sócio-econômicos e culturais da realidade social (proposta aprovada na I Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica). (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621