Governo do Estado licitará "via expressa" em fevereiro

18-01-2011 14:48

 Obras de avenida que terá 8,3 quilômetros e interligará a Carlos Cunha, no Jaracati, à Daniel de La Touche, no Maranhão Novo, devem começar em julho deste ano, conforme o secretário de Infraestrutura, Max Barros; investimento será de R$ 119 milhões

O edital do processo licitatório para a construção da "via expressa", a avenida de 8,3 quilômetros que interligará a Avenida Carlos Cunha, no Jaracati, à Daniel de La Touche, no Maranhão Novo, deverá ser lançado no mês de fevereiro. Na obra, serão investidos mais de R$ 119 milhões.

Na semana passada, o Governo do Estado disponibilizou o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) para solicitação de audiência pública de discussão dos impactos ambientais que a avenida pode trazer a São Luís. Esse procedimento é necessário antes da expedição da Licença de Prévia para início das obras. O prazo de solicitação de audiência pública é de 45 dias, mas, paralelamente a esse processo, o Governo do Estado pretende lançar o edital de licitação já em fevereiro.

A obra deve ser dividida em dois lotes e, segundo o secretário estadual de Infraestrutura, Max Barros, essa medida tem o intuito de dar agilidade à construção da avenida. Pela previsão da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra), o procedimento licitatório formalização de contrato e assinatura de contrato devem acontecer até junho, para que o serviço seja iniciado, no máximo, em julho. A obra deve ficar pronta em dois anos, conforme a Sinfra. "Nós estamos fazendo todos os esforços e um planejamento estratégico para que ela fique pronta no aniversário de 400 anos da cidade, em 2012", declarou Max Barros.

A "via expressa" será iniciada na Avenida Carlos Cunha, nas proximidades do Jaracati Shopping, como se fosse uma espécie de prolongamento da Avenida Darci Ribeiro, que liga o Jaracati ao Renascença. Depois a nova avenida passará pelo sítio Santa Eulália, Cohafuma, pelo Recanto dos Vinhais saindo na Daniel de La Touche, nas proximidades do Shopping da Ilha.

Pelo projeto, a "via expressa" terá um braço para ligá-la até a Jerônimo de Albuquerque, por meio do Cohafuma. Outra opção para a avenida é a ligação com a via que está sendo construída no bairro Alemanha, como parte do PAC Rio Anil. Mas essa ligação seria um projeto futuro. "É uma avenida importante, que vai contribuir para desafogar o trânsito de São Luís", esclareceu Max Barros.

Tecnicamente, a via expressa terá duas pistas de rolamento com três faixas de tráfego cada, canteiro central, iluminação própria, duas vias para pedestres e uma ciclovia. A pista terá largura de aproximadamente 50 metros. Nesse trajeto de 8.316,74 metros, serão construídas quatro pontes: uma de 305 metros de extensão, outra de 30 metros, outra de 61 metros e mais outra de 244 metros. "As pontes servirão para evitar a supressão de mangue. O contorno dela é um pouco sinuoso também para evitar os mangues e para dar acesso aos bairros. Por isso, a avenida atingirá alguns terrenos, mas poucas edificações", explicou o secretário.

Na "via expressa", serão investidos R$ 119.308.933 com recursos próprios do Estado. Entretanto, o Governo do Estado também busca obter financiamento do Governo Federal para parte das obras, por meio do Ministério das Cidades. Apesar disso, Max Barros confirmou que todos os recursos para a execução da obra já estão garantidos e que uma ajuda federal, seria um suporte financeiro suplementar.

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