Governo e empresariado debatem Projeto Nordeste Competitivo

19-08-2011 10:09


O Projeto Nordeste Competitivo foi tema de debate entre representantes do Governo do Estado e empresários em reunião realizada nesta quarta-feira (17), na Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema). A idéia é aprofundar estudos e apontar soluções práticas para promover de forma integrada o desenvolvimento de todos os estados da região Nordeste. Experiência semelhante já está sendo posta em prática no Norte do país, com o Projeto Norte Competitivo, do qual o estado também está inserido.

Recentemente, secretários de Planejamento dos Estados da Amazônia Legal - Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins - se reuniram em São Luís para debater e definir projetos de infraestrutura logística de cargas para a região.

"Definimos e priorizamos projetos que vão propiciar de forma rápida e eficiente a redução dos custos de transportes de cargas e maior integração entre os estados da Amazônia Legal com o aquecimento da economia na região", enfatizou o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Fábio Gondim, que participou do encontro na Fiema, juntamente com o secretário de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo.

Segundo Gondim, da mesma forma como foi feito com os estados da Amazônia Legal com o Norte Competitivo, o Governo do Maranhão e o empresariado local vão desencadear ações objetivas que vão se desdobrar em projetos e ações que fortaleçam o Nordeste, com o aquecimento de sua economia, a geração de emprego e renda e, conseqüentemente, a melhoria da qualidade de vida da população.

Resultados

Ao empresariado local, Fábio Gondim lembrou que no encontro dos secretários de Planejamento da Amazônia Legal foram selecionados projetos estruturantes para serem implementados na região e estudos que serão entregues à presidente Dilma Rousseff pelos governadores da região. Ele ressaltou ainda o papel "significativo do empresário maranhense e suas entidades de classe nesse esforço do governo para promover o desenvolvimento econômico e social do Maranhão.

No leque de projetos selecionados, estão voltados para o Maranhão as melhorias no Eixo de Integração Manaus-Belém-Brasília, que inclui a adequação de capacidade da BR 010, entre Imperatriz e Açailândia e entre Estreito e Imperatriz; e na travessia urbana na BR 153, de Colinas (MA) a ao Tocantins.

Além disso, serão propostas melhorias no eixo de transporte, como o prolongamento da Estrada de Ferro Carajás (EFC) até Canaã dos Carajás; aumento da capacidade de descarga de minério no terminal ferroviário no Porto de Itaqui; a ampliação dos terminais da Granel Química e da Petrobras, como também de granéis líquidos no berço 108; construção da retroárea dos berços 104 e 105; construção do berço 100; dragagem dos berços 100 a 103; e retroárea dos berços 100 e 101. Também estão previstos a recuperação dos berços 101 e 102, construção das retroáreas dos berços 100 e 101; e ampliação do Terminal de Ponta da Madeira com a construção do Pier IV, cujos investimentos são de R$ 2,76 bilhões.

Fábio Gondim também listou uma série de melhorias em eixos de integração, como hidrovias, rodovias e trechos ferroviários que passam por outros estados da região amazônica, mas que terão influência no desenvolvimento do Maranhão. (Fonte: O Imparcial).

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621