Governo quer verticalizar cadeia de grãos na região sul do estado

27-05-2012 09:18

 

Objetivo é promover o desenvolvimento regional com base na produção de grãos já consolidada naquela área.

Incentivar a verticalização da cadeia de grãos no sul do Maranhão é uma das metas do Governo do Estado por meio da Secretaria do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), que tem por objetivo promover o desenvolvimento regional. A afirmação foi feita pelo secretário do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, durante visita ao município de Balsas, onde se reuniu com empresários locais, visitou as obras do Distrito Agroindustrial e participou da 10ª Agrobalsas.

Entre as ações da Sedinc, está a implantação do Distrito Agroindustrial de Balsas, cujas obras da primeira fase, este mês, foram intensificadas, após um longo período de chuvas. Localizado às margens da BR-230, a 8 km da sede de Balsas, nesta primeira fase estão sendo feitas intervenções em uma área de 50 hectares, dividida em 48 lotes industriais. O investimento é da ordem de R$ 3 milhões e o prazo de conclusão de 120 dias.

O distrito será dotado de infraestrutura básica de pavimentação asfáltica de ruas e avenidas e de redes de abastecimento de água e de energia elétrica (de 13,8 KV). Com a implantação do distrito, a secretaria irá disponibilizar áreas em condições adequadas para a implantação de indústrias e agroindústrias.

"A região de Balsas já tem a produção agrícola consolidada, e agora precisamos avançar para o estágio da transformação de produtos primários. A construção desse distrito visa atrair empresas que queiram investir na verticalização das cadeias de grãos como soja, milho e algodão, na pecuária e outras", afirmou Maurício Macedo.

Segundo ele, no momento em que o Maranhão discute a agricultura inteligente envolvendo a integração lavoura-pecuária com florestas, plantio direto e o uso da biotecnologia para garantir uma produção sustentável - tema da 10ª Agrobalsas -, a Sedinc ressalta a importância da transformação de produtos primários em secundários, de forma a estimular a industrialização na região.

"Estamos trabalhando para atrair indústrias que busquem transformar os produtos primários, o que aumenta o valor agregado, eleva a renda e certamente criará mais empregos na região", observou Maurício Macedo.

Durante a visita a Balsas, o secretário reuniu-se com empresários e executivos de diversas empresas, entre os quais Valdemir Azevedo Pereira, da Notaro Alimentos; Leonardo Freias, da Algar Agro e, Pedro Augusto Ticianel, da Agro Serra. A Sedinc participou da feira em um estande com a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), que expôs os projetos de expansão do Porto do Itaqui e do Tegram, cuja obra está prevista para ter inpicio no próximo mês. Na ocasião, a Sedinc lançou o Guia do Investidor no Maranhão, uma ferramenta de orientação para quem quer investir no estado.

Complexo avícola - O executivo da Notaro Alimentos, Valdemir Azevedo Pereira, informou a Maurício Macedo sobre o andamento das obras do complexo avícola naquele município, empreendimento que verticaliza a cadeia da soja. "A partir deste mês, vamos dar mais velocidade ao nosso projeto aqui em Balsas", afirmou Valdemir Pereira.

A Notaro Alimentos está investindo R$ 146 milhões em um complexo avícola composto de granja, incubatório e fábricas de ração e de farelo a partir de soja, além da implantação de sistema de granjas integradas com pequenos produtores locais.

O empreendimento prevê a criação em torno de 3.800 empregos entre diretos e indiretos e terá capacidade instalada para abate de até 150 mil aves por dia. Também durante o Agrobalsas, a Sedinc promoveu encontros de investidores internacionais com empresários do agronegócio da região para discutirem possibilidades de parcerias empresariais.

O secretário Maurício Macedo participou, ainda, a convite do presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Edílson Baldez, da inauguração da Ala de Tecnologia Sucroalcooleira Serafim Ticianeli do Senai. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621