Greve causa prejuízo de US$ 5 mi à navegação

28-07-2012 08:31

SÃO PAULO - A greve da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), iniciada no dia 16 deste mês, já causou um prejuízo de aproximadamente US$ 5 milhões ao setor de navegação, calculou o diretor executivo do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar), José Roque.

Segundo ele, a perda deve-se à morosidade na emissão das livres práticas - documento que autoriza a entrada de navios e passageiros nos portos. Com a demora, os cargueiros permanecem mais tempo na barra de Santos aguardando para atracar.

"No Porto de Santos, a Anvisa está trabalhando com menos de 30% do seu plantão. Isso obviamente causa uma lentidão e prejuízo. Ainda assim, mesmo sem contar com a velocidade desejada, estamos conseguindo obter as livres práticas", afirmou o diretor.

Até a tarde de ontem, 87 navios encontravam-se parados na barra. Já na última segunda-feira, eram 81 cargueiros. Apesar do número elevado, Roque faz questão de salientar que essa fila formada por embarcações pouco tem a ver com a paralisação.

O diretor explicou que o período de safra de soja e açúcar trouxe 70 desses navios ao Porto de Santos durante a última semana. "A fila persiste no nosso complexo portuário em decorrência do período de safra, de berços ocupados e do longo período de chuvas", disse. Mesmo com todo o contratempo, o diretor garante que o sindicato tem procurado controlar a situação. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621